TV Câmara – Programa debate violência contra os idosos

por Tatiane Souza última modificação 03/07/2025 12h54
02/07/2025 – Junho (Violeta) acabou, mas o debate dedicado à conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa não. No episódio mais recente do programa Por Elas, da TV Câmara NH, Leny Camargo Fisch, presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania da Pessoa Idosa - CMDCI, e Geraldine Alves dos Santos, psicóloga, pesquisadora, especialista em Gerontologia Social e professora da Universidade Feevale, fazem um reflexão profunda sobre o tema. O Brasil está envelhecendo. Segundo o IBGE, o país já tem mais pessoas com 60 anos ou mais do que crianças de até 14 anos. No entanto, os dados sobre violência contra cidadãos da terceira idade assustam: em 2023, o Disque 100 registrou mais de 90 mil denúncias no país.
TV Câmara – Programa debate violência contra os idosos

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 6 idosos no mundo sofre algum tipo de abuso a cada ano. As convidadas destacaram as diversas formas de violência que afetam a população dessa faixa etária: física, psicológica, patrimonial, virtual e institucional, por exemplo, e como muitas delas permanecem invisibilizadas no cotidiano. “Desde a ponta, temos a pessoa que sofre a violência física, mas também temos uma cultura que acaba violentando silenciosamente”, alerta Geraldine.

O episódio também discute o etarismo, termo que se refere à discriminação baseada na idade. “Só pelo fato de a pessoa ser mais velha, em alguns espaços ela vai sofrer exclusão”, aponta Leny. A dupla destaca, nesses casos, a importância de promover uma cultura de valorização da pessoa idosa e de fortalecer a rede de apoio para ficar atento aos sinais de exclusão e violência, principalmente no ambiente familiar.

O Estatuto da Pessoa Idosa, que rege os direitos dessa população, foi lembrado como instrumento fundamental de proteção e direitos. As convidadas ainda reforçaram a importância de políticas públicas e ações afirmativas permanentes. Em Novo Hamburgo, por exemplo, o Programa Melhor Idade (PMI) promove atividades físicas e culturais que estimulam a convivência, a autonomia e o bem-estar. “Nós temos 1.800 idosos nesse programa. Isso quer dizer que eles estão preocupados em manter sua vitalidade, e tudo em forma de política pública”, destaca Leny.

“Valorize seu idoso e preserve sempre a dignidade dele”, reforçam. Pequenas atitudes, como não reproduzir falas etaristas, já fazem diferença. Por fim, as convidadas ressaltam a importância da denúncia. Em caso de suspeita de violência contra idosos, disque 100 — o canal é nacional, gratuito e pode ser acionado de forma anônima. Ainda segundo as debatedoras, muitos países já adaptaram suas legislações ao chamado "direito ao envelhecimento digno". O Brasil precisa avançar frente a esta realidade.

Por Elas

O Por Elas é um programa da TV Câmara NH que dá voz às pautas de combate à violência de gênero, promoção de direitos e à emancipação feminina. Assista ao episódio na íntegra:

*Texto de Gabriela Panassal, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.


registrado em: