TV Câmara - Professora da Feevale destaca projetos de Inclusão Tecnológica no programa Vitalidade
Regina falou sobre o que mudou com o passar dos anos em termos de inclusão, que, agora, é obrigatória nas escolas. “Preconceito ainda existe, falta incentivo para a educação básica, com respaldo para os professores que trabalham com inclusão, e que de dependem, dentre outras coisas, de um tempo maior de estudo para formulação das aulas”, disse. Ela também relatou a importância do desenvolvimento de jogos usando Brain Computer Interface, um hardware para comandar o computador com o cérebro e que beneficiam crianças com Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. A professora ainda destacou convênios realizados com Universidades de Portugal, por exemplo, e que resultam em projetos como o desenvolvimento de livros multissensoriais para pessoas cegas, surdas, com deficiência intelectual e crianças com baixa visão e visão subnormal.
Campanha Mil Brinquedos Mil Sorrisos
De acordo com a Declaração das Nações Unidas dos Direitos da Criança (1959/reiterado a 1990), toda a criança tem o direito de brincar. Com base nisso, o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID), do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Portugal, criou a Campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”. A ação tem entregue brinquedos adaptados a crianças especiais, que lhes possibilitam gozar de atividade lúdica e situações de brincadeira com outras crianças, favorecendo a sua inclusão na sociedade. A ideia foi trazida para o Brasil, em 2017. Na Universidade Feevale, também sob a coordenação da professora Regina, a campanha tem como principal objetivo recolher brinquedos novos com um sistema eletrônico simples (ON/OFF), a fim de serem transformados em brinquedos passíveis de serem utilizados por crianças com deficiências.
A reportagem do programa Vitalidade acompanhou uma das oficinas de adaptação destes brinquedos. A ideia é que os participantes multipliquem a iniciativa após o aprendizado. A oficineira Daianne Martins ressaltou durante a entrevista a importância do projeto. “Crianças com delimitações motoras, muitas vezes, estão inseridas em um contexto de reabilitação e manutenção da saúde e privadas de conduzir, de forma lúdica, um brinquedo como uma outra criança. Nosso objetivo é dar condições para que elas possam ter um desenvolvimento o mais pleno possível, a partir da acessibilidade que esses recursos proporcionam”, explicou Daianne. A próxima oficina será realizada dia 29 de junho, das 9h às 12h, na Universidade Feevale. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo e-mail milbrinquedosmilsorrisos@feevale.br
Para finalizar, Regina destacou que a inclusão é fato. “Que todos nós procuremos olhar com empatia e pensar o que eu gostaria que fosse realizado, como processo educacional, se meu filho tivesse neste lugar. Só assim, melhoraremos a educação que vivemos hoje. A inclusão é um processo extremamente positivo. E todos nós estamos ligados, somos interdependentes e precisamos nos auxiliar para crescermos e desenvolvermos como pessoas, sociedade e país”, defendeu.
Confira o programa da íntegra
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.