TV Câmara - Prevenção às hepatites virais ganha destaque na programação
A pediatra explica que a doença se manifesta de forma similar em adultos e crianças, por isso as orientações são válidas a todos os públicos.
Durante o programa, Raquel esclarece que os vírus da hepatite são transmitidos principalmente em regiões com falta de saneamento básico e acesso à água potável e também, como a hepatite B e C, por contato íntimo ou compartilhamento de seringas/alicates de cutícula com uma pessoa infectada. Um sintoma característico das hepatites é a pele e os olhos com coloração amarelada - daí a escolha da cor para representar o mês de julho.
Segundo a pediatra, para a hepatite A, B e D, a vacinação é a melhor forma de se prevenir. Porém, não há vacina para a Hepatite C. Esse vírus é o mais perigoso e causa o maior número de complicações com necessidade de transplante de fígado. É uma epidemia três vezes maior que a AIDS/HIV. A principal prevenção é feita pelo uso de preservativos durante as relações sexuais.
O teste para hepatite pode ser feito de forma gratuita no posto de saúde e, no caso de resultado positivo, o tratamento também é fornecido pelo Sistema Único de Saúde.
No decorrer do programa, Raquel alertou para a importância de crianças, jovens e adultos manterem a caderneta de vacinação em dia.
Assista a entrevista na íntegra
Vitalidade
O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.