TV Câmara - Oncologista fala sobre câncer de mama e próstata e alerta para a importância do diagnóstico precoce

por Tatiane Souza última modificação 19/11/2021 20h44
19/11/2021 - Está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo Youtube da emissora Legislativa o programa Vitalidade que abordou os temas Outubro Rosa e Novembro Azul - uma entrevista especial com a oncologista Daniela Lessa. Ela falou sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de próstata, os sintomas mais comuns, os exames realizados para o diagnóstico, os avanços no tratamento e os cuidados para manter uma vida saudável.
TV Câmara - Oncologista fala sobre câncer de mama e próstata e alerta para a importância do diagnóstico precoce

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

A médica, que também é diretora da Oncosinos aqui em Novo Hamburgo, falou que os fatores de risco vão além da genética. Lembrou da importância da amamentação para as mulheres, de uma vida ativa e com a prática de exercícios regulares e alimentação balanceada. Ela explicou como o consumo de álcool e o tabagismo são potencializadores dos casos de câncer.

"O ano inteiro é momento de se ocupar da saúde e de buscar hábitos saudáveis. Então, exercícios físicos, uma alimentação mais rica em alimentos naturais e menos processados, estar com seus exames em dia, usar protetor solar, cuidar do intestino e buscar atendimento médico de imediato caso tenha algum sangramento são atitudes fundamentais", salientou Daniela Lessa. Ela também listou algumas situações que requerem atendimento médico urgente: sangramentos, caroços, rouquidão por mais de duas semanas, tosse, perda de peso e anemias que não estejam dentro de algum contexto. "Câncer tem cura, câncer tem tratamento, não precisa de esconder, tem que buscar ajuda. São experiências que transformam vidas", afirmou a oncologista.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são estimados 1.280 mil casos novos de Câncer de próstata no Brasil. Mais de 65 mil homens desenvolvem o câncer de próstata a cada ano. Em relação ao câncer de mama, cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. No Brasil, foram 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021.

Assista na íntegra:

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o