TV Câmara NH: Virologista traz informações sobre hepatite misteriosa, varíola do macaco, dengue e Covid-19

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h08
1º/06/2022 – O programa Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal da 16 Claro/Net, e pelo youtube.com/TVCamaraNH traz informações relacionadas à varíola do macaco, doença que está se espalhando por todo o mundo e já tem casos suspeitos em solo brasileiro. Além disso, também foi falado sobre a dengue, zika, chikungunya, a “hepatite” misteriosa que tem acometido crianças no Brasil e no mundo e a situação atual da Covid-19 no país. Quem traz importantes respostas sobre as principais dúvidas da população é o médico-veterinário, virologista e pró-reitor da Universidade Feevale, Fernando Spilki.
TV Câmara NH: Virologista traz informações sobre hepatite misteriosa, varíola do macaco, dengue e Covid-19

Foto: Moris Mozart Musskopf/CMNH

O virologista esclareceu questões a respeito da hepatite viral, enfermidade detectada principalmente em crianças e que tem registros em 35 países no mundo. O profissional destaca que os casos podem ser ainda considerados isolados e que boa parte das transmissões ocorre quando uma criança entra em contato com outra infectada. “O que sabemos é que as causas não estão relacionados à vacinação, e dissemos isso pois há uma quantidade importante de menores de cinco anos (idade necessária para a primeira dose da vacina contra a Covid-19), menos de dois e até de um ano de idade que estão envolvidas nesses casos de hepatite”, apontou o especialista.

Spilki também salientou que foi identificada, através de análises realizadas nos infectados, a presença do adenovírus F, muito comum e com uma importância crescente no Brasil. “É o causador da gastroenterite. Porém, agora, esse adenovírus veio com uma manifestação nova, que, no passado, só havia sido detectada em pacientes imunossuprimidos”, explicou.

Nesse sentido, o entrevistado tranquilizou os pais e ressaltou que não há motivo para pânico, mas que é fundamental estar alerta para eventuais sinais de desconforto súbito, como dores abdominais e outros sintomas semelhantes aos da hepatite A. “Amarelo no branco dos olhos, diarreia e urina em tom muito escuro. O importante é sempre buscar atendimento médico em caso de qualquer manifestação de dor por parte de crianças ou bebês”, disse. Para os profissionais de saúde, ele destaca a necessidade de buscar o diagnóstico confirmatório. 

Monkeypox

A monkeypox – também conhecida como varíola do macaco – é uma doença em potencial, segundo Fernando Spilki. Ele informou que, no Brasil, existem diversos outros tipos de varíola, como a do bovino, por exemplo, que é transmitida entre essa espécie e, esporadicamente, entre humanos. “Já a varíola do macaco vinha em um ritmo crescente de contágio nos últimos anos e, agora, principalmente no mês de maio, teve um aumento significativo no número de casos e está atingindo cada vez mais países de todos os continentes (atualmente, já são mais de 120 investigados em diferentes lugares do mundo)”.

Spilki salienta que é necessário ficar em alerta e que medidas de prevenção contra a doença já estão sendo tomadas. Segundo ele, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações instaurou uma câmara técnica sobre a monkeypox e que, no próximo período, será montada uma rede para eventuais casos da doença, com instrução para a realização de diagnóstico, isolamento e tratamento das pessoas. 

Dengue

O mosquito Aedes aegypti é o causador de diversas doenças: dengue, zika e chikungunya. Sobre as três enfermidades, o professor traçou um panorama amplo trazendo a realidade deste ano, os sintomas e a importância da correta detecção da doença – já que as manifestações podem se confundir. Ele destaca que, principalmente em comunidades carentes que sofrem com a estiagem, onde é necessário reservar água, o acúmulo pode se tornar um possível foco do mosquito. “A população empobrecendo cada vez mais e muitas outras entrando em situação de vulnerabilidade acabam influenciando no aumento de casos dessas doenças”, disse.

Por fim, em relação à Covid-19, Spilki destaca que, para os virologistas considerarem a pandemia de coronavírus acabada, é necessário que seus números sejam similares aos da gripe, por exemplo. O professor destaca que, em locais abertos, já não é mais necessário o uso de máscara, desde que não haja grande aglomeração. Mas assegura que o momento ainda pede o uso de máscara em locais fechados, além de todos os outros cuidados de higiene.

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

* Texto de Gabriela Castro, estagiária de jornalismo na Comunicação da Câmara.


Assista ao programa na íntegra: