TV Câmara: Neuropediatra destaca ações do Abril Azul e alerta sobre diagnóstico precoce do Espectro Autista
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se que dentre 200 milhões de habitantes, no Brasil há cerca de 2 milhões de autistas, embora haja controvérsia entre os dados reais. Isso porque, a cada ano, o número de crianças que nascem com essa condição aumenta devido a diversos fatores, principalmente genéticos.
Os profissionais da saúde alertam sobre os sinais observados nas crianças como movimentos repetitivos, dificuldade de comunicação, não-interação visual e poucas expressões faciais. A neuropediatra Michele Sampedro aponta como o diagnóstico precoce contribui para o desenvolvimento geral da criança, auxiliando na aprendizagem de novas habilidades, o que é fundamental para que ela tenha uma maior independência ao longo de sua vida.
Durante o programa Vitalidade, a médica traz mais explicações sobre o TEA, como o motivo por que os meninos são mais suscetíveis. Além disso, ela enumera os sintomas, os graus do autismo, como se dá o desenvolvimento de crianças e adolescentes diagnosticados e a importância de políticas públicas que realmente promovam a inclusão e integração dessas pessoas na sociedade.
A médica comenta sobre o tempo que as famílias precisam dedicar à criança e como os tratamentos podem evoluir nas funções de convívio e comunicação social. “O autismo não tem cura, a gente trata os sintomas e a base principal do tratamento são as terapias”, destaca.
Um dos principais pontos levantados pela entrevistada são os estigmas acerca do diagnóstico, além de ressaltar a importância da campanha realizada em abril para divulgar as ações que entregam informações para aqueles que ainda possuem dúvidas sobre a condição.
Em Novo Hamburgo, a Associação de Pais Amigos dos Autistas (AMA/NH) realiza um trabalho focado em proporcionar às pessoas com TEA uma vida digna. Nas redes sociais, a entidade divulga informações importantes, além de trazer suporte emocional às famílias.
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
Assista o programa na íntegra
*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.