TV Câmara: Médico alerta que hipertensão, diabetes e depressão são fatores de risco para o Alzheimer

por Tatiane Souza última modificação 14/10/2021 17h44
14/10/2021 - Pesquisadores das Universidades Federais de Pelotas, do Rio Grande do Sul e da Universidade de Queensland, na Austrália, em artigo publicado este ano pela Revista Brasileira de Epidemiologia, revelam um preocupante crescimento no número de casos e taxa de mortalidade atribuídos às demências no Brasil. O médico Leandro Minozzo participou do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo YouTube da emissora legislativa, para trazer mais esclarecimentos sobre o tema e falar sobre como os tratamentos avançaram nos últimos anos.
TV Câmara: Médico alerta que hipertensão, diabetes e depressão são fatores de risco para o Alzheimer

Foto: Vicenzzo Zang/TV Câmara NH

De acordo com o estudo apresentado, até 2050, a Doença de Alzheimer, responsável por sete em cada dez casos de demência no país, pode quadruplicar na população brasileira se medidas efetivas de prevenção não forem adotadas. 

Segundo Minozzo, 1,2 milhão de pessoas convivem com o Alzheimer no Brasil atualmente. Durante o programa, ele responde sobre os fatores de risco relacionados à doença, sinais de alerta aos quais amigos e familiares devem ficar atentos, o desenvolvimento precoce do Alzheimer e a saúde dos familiares e cuidadores. Além de geriatra, Minozzo é nutrólogo, mestre em educação e professor de medicina da Universidade Feevale.

Demências e Alzheimer

Demência é um conjunto de sinais e sintomas causados por doenças que indicam uma piora nas capacidades mentais do paciente, dificultando muitas tarefas do dia a dia. Apesar do senso comum, Alzheimer não é só "falta de memória". Além do esquecimento, são sintomas: não conseguir planejar ou tomar decisões, dificuldades de fala, atenção e reconhecimento de pessoas, mudanças de humor e vontade de se isolar.

Veja o programa na íntegra:

Vitalidade 

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br