TV Câmara: Junho é mês de incentivo a doação de sangue e combate à violência ao idoso

por Tatiane Souza última modificação 27/06/2023 19h26
27/06/2023 – Duas importantes campanhas são realizadas no mês de junho: o Vermelho celebra a doação de sangue e incentiva a ação voluntária. Já o Violeta divulga boas práticas no trato e o enfrentamento à violência contra idosos. Buscando aproximar a comunidade destas pautas, a TV Câmara NH lançou dois programas para discutir e debater sobre essas ações. O Vitalidade você assiste pelo canal 16 da Claro e também pelo YouTube da emissora legislativa.
TV Câmara: Junho é mês de incentivo a doação de sangue e combate à violência ao idoso

Fotos: Maíra Kiefer e Eduarda Souza/CMNH

Na quarta-feira, 14, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data é reservada para destacar os esforços realizados pela comunidade para manter o estoque em hospitais públicos e privados. A campanha Junho Vermelho busca incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação, além de estimular a divulgação de informações. 

Segundo dados de 2022 divulgados pelo Ministério da Saúde, somente 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS). A médica Silvia Bueno Garofallo, Dra. em cardiologia pelo Instituto do Coração e professora da Universidade Feevale, explicou sobreos requisitos para ser um doador, cuidados após o procedimento, fator RH, controle da qualidade do sangue, processo de transfusão, além de trazer importantes esclarecimentos sobre a campanha. A médica ainda incentivou a prática: “A sociedade tem de ter um reconhecimento, e a gente tem que entrar também nessa comunidade dos doadores para ajudar as pessoas que realmente precisam”. 

Em Novo Hamburgo, o Hemovida NH é o local referência para doações. Mais informações e agendamentos pelo telefone (51) 3581-5241 ou pelo @hemovidanh 

Veja o programa na íntegra

Já na quinta-feira, 15, marca o dia D da campanha Junho Violeta, que propõe a reflexão o enfrentamento à violência contra idosos. No ano de 2022, a Lei n° 3.417, foi instituída no município que determinou a inclusão da campanha. O projeto de lei que propõe a norma foi de autoria do vereador Gustavo Finck (PP). A ação tem o objetivo de promover a realização de eventos, palestras e encontros comunitários, a veiculação de campanhas publicitárias, a divulgação de boas práticas no trato com a pessoa idosa, a disseminação da legislação protetiva, a iluminação de espaços com a cor violeta e o fortalecimento das entidades civis voltadas à defesa de direitos da terceira idade. 

Apenas nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 recebeu mais de 47 mil denúncias que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos contra os idosos, conforme o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Um aumento de 87% em relação ao mesmo período do ano anterior. A neuropsicóloga e doutoranda em ciências da reabilitação neurológica, Lidiane Klein, relatou durante a entrevista que se faz necessário a conversa entre familiares sobre os possíveis riscos enfrentados no dia a dia da pessoa idosa. Ela explicou os principais golpes financeiros realizados contra a terceira idade e também deu destaque aos estelionatos afetivos, nos quais as mulheres são as principais vítimas. “A gente tem que desconfiar de qualquer situação que se imponha e que possa ser golpe. E os filhos instruírem os pais no sentido de que não resolvam nada, não tomem nenhum tipo de decisão e não repassem nenhuma informação com relação a rendimentos, numeração de documentos, todos esses cuidados”, apontou Lidiane. 

Além disso, a especialista explicou os principais tipos de ações deste tipo cometidas contra os idosos: violência física, psicológica e financeira, negligência, abandono. 

Veja o programa na íntegra

Vitalidade

O programa é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes há 11 anos. O Vitalidade é sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.