TV Câmara - Hamburguense de 22 anos procura doador de medula óssea

por Tatiane Souza última modificação 01/12/2022 19h22
01/12/2022 - O programa Vitalidade que está disponível no Youtube e na TV Câmara NH, canal 16 da Claro, traz uma entrevista com a jovem Franciely Almeida, de 22 anos. Há cerca de um ano, ela luta contra a leucemia mielóide aguda, um dos principais tipos de câncer que atinge crianças e adolescentes.
TV Câmara - Hamburguense de 22 anos procura doador de medula óssea

Foto: Josyane Cardozo/CMNH

Com a ajuda da ONG Amigos do Nick, a jovem reúne turmas de possíveis doadores que, de acordo com data estabelecida pelo Hemocentro de Porto Alegre, partem da frente da Câmara para fazer o cadastro de medula e a doação de sangue. Franciely procura um doador, além do Brasil, em mais 10 países. Nesta busca incansável conta com a ajuda e solidariedade de muitos amigos e dos familiares. A jovem destaca a importância da divulgação e incentiva os demais a ajudarem em sua busca: “Aqueles que possuem entre 18 a 35 anos podem se cadastrar e ser um doador”. 

Durante a entrevista, são esclarecidas dúvidas de como ocorre o processo de cadastramento e doação de medula, além de, por meio de informação e conscientização, as participantes buscam desmistificar o tema. Uma das idealizadoras da Turma do Nick, Lilian Gomes, conta como essa ação surgiu e destaca que realiza um importante trabalho de esclarecimento nas escolas, empresas e demais instituições, por meio, especialmente, de palestras. Mais de 10 mil pessoas já foram mobilizadas pela organização. 

“Há cada 110 mil pessoas cadastradas, nós iremos encontrar um compatível e a necessidade de doadores é gigantesca. Porque apesar de já ter evoluído muito com a tecnologia, para algumas patologias, é necessário o transplante de medula óssea ”, relata Lilian. 

A Campanha Novembro Dourado - Mês de Conscientização ao Câncer Infantojuvenil é outro assunto abordado durante o programa, além dos principais sintomas - aos quais pais e cuidadores precisam ficar atentos - e que podem ajudar no diagnóstico da leucemia. 

Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.

Vitalidade 

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Assista o programa na íntegra