TV Câmara - Hamburguense de 22 anos procura doador de medula óssea
Com a ajuda da ONG Amigos do Nick, a jovem reúne turmas de possíveis doadores que, de acordo com data estabelecida pelo Hemocentro de Porto Alegre, partem da frente da Câmara para fazer o cadastro de medula e a doação de sangue. Franciely procura um doador, além do Brasil, em mais 10 países. Nesta busca incansável conta com a ajuda e solidariedade de muitos amigos e dos familiares. A jovem destaca a importância da divulgação e incentiva os demais a ajudarem em sua busca: “Aqueles que possuem entre 18 a 35 anos podem se cadastrar e ser um doador”.
Durante a entrevista, são esclarecidas dúvidas de como ocorre o processo de cadastramento e doação de medula, além de, por meio de informação e conscientização, as participantes buscam desmistificar o tema. Uma das idealizadoras da Turma do Nick, Lilian Gomes, conta como essa ação surgiu e destaca que realiza um importante trabalho de esclarecimento nas escolas, empresas e demais instituições, por meio, especialmente, de palestras. Mais de 10 mil pessoas já foram mobilizadas pela organização.
“Há cada 110 mil pessoas cadastradas, nós iremos encontrar um compatível e a necessidade de doadores é gigantesca. Porque apesar de já ter evoluído muito com a tecnologia, para algumas patologias, é necessário o transplante de medula óssea ”, relata Lilian.
A Campanha Novembro Dourado - Mês de Conscientização ao Câncer Infantojuvenil é outro assunto abordado durante o programa, além dos principais sintomas - aos quais pais e cuidadores precisam ficar atentos - e que podem ajudar no diagnóstico da leucemia.
Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
Assista o programa na íntegra