TV Câmara - Emissora reprisa programa sobre o canil municipal em homenagem ao dia mundial dos animais

por Tatiane Souza última modificação 23/10/2020 13h08
23/10/2020 - As ações desenvolvidas pelo Centro de Proteção aos Animais de Novo Hamburgo (Cempra) são tema do Vitalidade que a TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, está reprisando. Em outubro comemora-se o Dia Mundial dos Animais. A entrevista foi com a médica veterinária Deisy Hech, diretora da pasta de controle e bem-estar animal da Secretaria de Meio Ambiente. Segundo informações do Executivo, o canil municipal, como é conhecido, mesmo com a pandemia está com o atendimento mantido, mas o horário de expediente reduzido: das 11h às 17h. O foco do trabalho neste momento é o recolhimento de animais vítimas de maus-tratos, como gatos, cachorros e cavalos. O programa na íntegra também pode ser conferido pelo Facebook.com/TVCamaraNH e pelo Youtube.com/TVCamaraNH
TV Câmara - Emissora reprisa programa sobre o canil municipal em homenagem ao dia mundial dos animais

Maíra Kiefer/CMNH

Dia 4 de outubro se comemora o Dia Mundial dos Animais. Em alusão à data, o programa Vitalidade abordou as ações realizadas no Município pelo Cempra - que é um abrigo temporário de alta rotatividade, onde os animais de rua são esterilizados, recuperados e devolvidos à sua comunidade de origem. O centro surgiu há cerca de 20 anos como canil municipal e foi se modificando até chegar a configuração atual. 

A principal ação do Cempra antes da pandemia é o controle populacional, através da castração, e também a promoção de ações focadas na educação da comunidade sobre o tema. Durante o programa, Deisy explicou como são realizadas essas iniciativas. “Costumamos realizar palestras em escolas e entidades”, contou. Indagada sobre o Castramóvel, explicou que é um projeto focado na população carente, onde as pessoas podem levar seu animal e fazer a castração de forma gratuita. O trabalho de triagem é feito pelas agentes de saúde que fazem o cadastro das famílias necessitadas. O Cempra também realiza castração dos animais por valor abaixo do custo de clínicas veterinárias particulares. A ação é voltada à população de baixa renda. 

Confira os serviços oferecidos pelo Cempra:

* Castração dos animais comunitários e errantes que vivem nas ruas;

* Castração de animais para famílias de baixa renda; 

* Doação de animais castrados; 

* Recolhimento de cães e gatos de rua, doentes ou atropelados; 

* Atendimento às denúncias de maus tratos, juntamente à equipe da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA). 

A veterinária ainda falou sobre a adoção responsável. Ela explicou que o Centro costuma participar de feiras para promover a adoção dos animais e para divulgar os projetos. Como forma de evitar o abandono, antes da adoção, os representantes do centro realizam uma entrevista com o futuro tutor para avaliar se o animal se encaixa nas expectativas. A profissional destacou que a pessoa que fizer a adoção deve estar consciente dos cuidados médicos e alimentares que o animal, seja ele cão ou gato, traz à família. Deisy também falou sobre as principais vacinas e doenças que acometem os bichinhos. E contou sobre o trabalho que realizam com os cavalos abandonados ou machucados.

Mais informações pelo telefone (51) 99683-2117. 

Assista ao programa completo:

Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

registrado em: