TV Câmara: Desafios do Desenvolvimento Infantil
Os temas Educação Positiva e Punitiva estão em alta nas redes sociais, e a educadora Tati Nesi explica neste episódio as diferenças de cada uma. A educação punitiva é pautada por meio do erro, onde a criança precisa se sentir culpada para aprender. Já a educação positiva, muitas vezes confundida com permissividade, é baseada no diálogo, e tem o respeito, gentileza e firmeza como pilares base.
Sobre o comportamento desafiador, é necessário observar a intensidade, a frequência e os ambientes em que essas atitudes ocorrem. “Por trás de um comportamento desafiador existe um sentimento que a criança está tendo que lidar sozinha”, afirma Tati, ressaltando a importância de priorizar o tempo de qualidade com os pequenos para identificar suas necessidades emocionais e fortalecer o laço com os pais.
A educadora destacou a importância da primeira infância, período que vai do nascimento até os seis anos de idade. Durante essa fase, é crucial que os pais compreendam a maturidade cerebral das crianças para adequar suas expectativas e saber como intervir adequadamente
O trabalho conjunto do terapeuta, que possui o conhecimento científico, e dos pais, que têm o amor e o conhecimento profundo dos filhos, pode trazer benefícios gigantescos na educação. No caso de crianças com desenvolvimento atípico, é fundamental que o terapeuta tenha a sensibilidade de compreender o funcionamento da família para aconselhar os pais a manejar da melhor forma possível a rotina da criança.
Além disso, a educadora aconselha usar a caderneta de nascimento como um guia para acompanhar o desenvolvimento infantil. Este documento ajuda a identificar as habilidades esperadas em cada faixa etária, lembrando que cada criança tem seu próprio ritmo de desenvolvimento.
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
Assista ao programa na íntegra:
*Texto de Gabriela Panassal, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.