TV Câmara – Dermatologista traz explicações sobre melasma e outros distúrbios na pigmentação da pele

por Tatiane Souza última modificação 07/06/2022 13h07
07/02/2022 – Distúrbios na pigmentação da pele, especialmente o melasma, são o tema do Vitalidade que está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro/Net, e também pelo YouTube da emissora. A dermatologista Kenselyn Oppermann, que também é professora da Universidade Feevale, traz importantes informações e ensina como diferenciá-los do câncer de pele.

Kenselyn explicou que melasma são manchas que surgem especialmente durante a gravidez e que têm associação com fatores hormonais. "São acastanhadas e aparecem em regiões do rosto, na fronte e no buço. É um distúrbio da pigmentação da pele e que é ativado pelo sol e outros fatores genéticos", falou.

A dermatologista destacou que melasma é uma doença crônica e que não tem cura, mas alguns procedimentos dermatológicos podem amenizá-lo. "O melasma não surge no verão, mas se torna mais visível com a exposição solar. Por isso, o uso de protetor solar é imprescindível", disse.

Segundo ela, é importante destacar que melasma é uma mancha mais difusa e espalhada. "Já o melanoma, por exemplo, é uma pinta, com bordas assimétricas, irregulares e que tem uma evolução com o tempo", frisou.

No decorrer da entrevista, Kenselyn explica a importância de manter o acompanhando dermatológico par a realização de procedimentos.

Assista à entrevista na íntegra:

Reveja também o programa Dezembro Laranja sobre câncer de pele:

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas a serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.