TV Câmara - Comandante do Corpo de Bombeiros traz informações sobre a Operação Verão

por Tatiane Souza última modificação 14/02/2022 17h00
14/02/2022 - O Corpo de Bombeiros Militar do RS realiza anualmente a Operação Verão com o objetivo de reduzir riscos e índices de salvamentos e afogamentos. Com atuação em todo o litoral gaúcho e também nos balneários de águas internas (rios e lagoas), os guarda-vidas orientam a população sobre como curtir de forma segura e tranquila a temporada mais quente do ano. No Vitalidade que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e também no Youtube da emissora legislativa, a comandante operacional do Corpo de Bombeiros SL/NH/Campo Bom, Deise de Oliveira Tecca, traz importantes dicas para os banhistas.
TV Câmara - Comandante do Corpo de Bombeiros traz informações sobre a Operação Verão

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

"Fazemos uma atividade preventiva ao afogamento e damos orientações quanto à condição da água, locais próprios e impróprios para o banho. A piscina é o principal acesso da população de Novo Hamburgo, então a orientação é sempre ter a criança a uma distância de um braço dentro da água. A criança demora segundos para sumir. Mesmo com boia, o adulto tem que ficar sempre vigilante. Cercar a piscina também é importante. Nos rios e cachoeiras, procurar locais que tenham guarda-vidas ou guardas civis cuidando do local. Não dar ponta, porque o rio tem, às vezes, 30 cm e outra vezes, dois metros de profundidade. Se ver que a movimentação da água está subindo, sair imediatamente, em função do fenômeno d'água, no qual começa a chover na cabeceira e o rio começa a subir", explicou a comandante.

Em relação às praias, Deise recomendou prestar atenção às bandeiras, conversar com os guarda-vidas, se informar onde estão as correntes de retorno e, principalmente, não tomar banho onde elas se encontram. "Cuidar as mães d'águas e caravelas. E, se houver queimaduras, não lavar com água doce ou mineral, mas com água do mar e vinagre para que a toxina não se espalhe", destacou.

A entrevista é da jornalista Tatiane Lopes. 

Confira os dados da Operação Verão 2021/2022

Para saber mais dicas, assista o programa na íntegra:

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

registrado em: