TV Câmara – Câncer atinge cerca de 8,5 mil crianças e adolescentes por ano no Brasil

por Tatiane Souza última modificação 06/12/2021 19h53
06/12/2021 – A maior causa de mortes por doença de crianças e jovens de 1 a 19 anos no país foi tema do programa Vitalidade, que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net, e pelo YouTube da emissora. Lembrado pela campanha Novembro Dourado, o câncer infantojuvenil é um grupo de diferentes neoplasias. A pediatra e professora da Universidade Feevale Maria de Lourdes Martins Pereira Jager foi entrevistada pela jornalista Tatiane Lopes e relatou os principais sintomas, os dados recentes da doença no Brasil e o que pais, responsáveis e cuidadores podem fazer para prevenir o pior e ter sucesso no tratamento dessas doenças.
TV Câmara – Câncer atinge cerca de 8,5 mil crianças e adolescentes por ano no Brasil

Foto: Lucas Mallmann/TV Câmara NH

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que, para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infantojuvenil (4.310 em meninos e 4.150 em meninas). Os tumores mais frequentes na infância e adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos), os linfomas (sistema linfático) e os que atingem o sistema nervoso central. 

A pediatra explicou que os pais devem ficar atentos aos chamados sinais de alerta: febre, dores pelo corpo, aumento de linfonodos localizados ou generalizados, dores ósseas, manifestações hematológicas como pequenos sangramentos embaixo da pele ou espontâneos, palidez, alterações oculares ou neurológicas e o aparecimento das massas palpáveis em qualquer sangramento corporal.

O tratamento, conforme Maria de Lourdes, tem como base cirurgias, quimioterapia e radioterapia. É de extrema importância que os pais ou responsáveis estejam atentos e busquem atendimento médico para a criança ou adolescente se tiverem qualquer suspeita. O diagnóstico precoce é fundamental.

Confira a entrevista na íntegra:

Vitalidade

No ar desde 2012, o Vitalidade é um programa de saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento produzido pela TV Câmara NH, emissora da Câmara Municipal de Novo Hamburgo. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.