TV Câmara - Campanha de vacinação contra a gripe é tema do Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 16/04/2025 19h01
16/04/2025 – A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2025 já começou. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários, o que representa cerca de 50 milhões de pessoas em todo o país. No Vitalidade desta semana, a jornalista Tatiane Lopes conversa com a gerente da Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo, Evelin Maria Brand, e com a enfermeira Juliana Zavaski, coordenadora da Política de Imunização do município, para esclarecer as principais dúvidas da população. O dia D a vacinação em todo o Brasil é 10 de maio.
TV Câmara - Campanha de vacinação contra a gripe é tema do Vitalidade

Foto: Gabriela Panassal/CMNH

Durante a entrevista, as profissionais explicam os objetivos da campanha, os grupos prioritários contemplados nesta primeira etapa e o tipo de vacina ofertada. A vacina disponibilizada pelo SUS é trivalente e protege contra três cepas do vírus influenza: a influenza B, a influenza A H1N1 e a influenza A H3N2. Em um primeiro momento, ela será ofertada a dois grupos prioritários: os de rotina e os especiais.

Segundo Juliana, os grupos de rotina incluem crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e idosos a partir dos 60 anos, público que, anualmente, está entre os recomendados para a imunização. Já os grupos especiais envolvem puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, povos indígenas e quilombolas, pessoas em situação de rua, professores da educação básica e superior, trabalhadores do transporte coletivo, entre outros. A enfermeira reforça que a vacinação será ampliada ao restante da população em uma segunda etapa, que ainda não possui data confirmada pelo Ministério da Saúde.
Em Novo Hamburgo, a vacina está disponível na Casa de Vacinas e em todas as unidades de saúde do município, com exceção das USFs Getúlio Vargas e Palmeira. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e a carteira de vacinação.

Evelin destaca a importância de a campanha ser realizada anualmente, com base em estudos prévios das cepas que mais circularam no ano anterior. Juliana também chama atenção para a queda natural da imunidade ao longo do tempo. “Com o passar dos meses, a imunidade vai diminuindo progressivamente, e nos grupos prioritários, a partir dos seis meses após a última dose, já podemos notar uma baixa na proteção. Por isso, é essencial reforçar a imunização”, explica.

As profissionais também alertam para a necessidade de manter em dia a vacina contra a Covid-19, que continua sendo oferecida nas mesmas unidades de saúde. Ambas as vacinas podem ser aplicadas ao mesmo tempo. “A oferta conjunta é um grande ganho, pois otimiza o atendimento e reforça a proteção dos grupos mais vulneráveis”, concluem.

A entrevistadas ainda falaram sobre como atualizar a carteira de vacinação e a importância de mantê-la sempre atualizada - adultos e crianças.

Vitalidade

O vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes e, em 2025, completa 13 anos no ar. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Gabriela Panassal, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.

Assista ao programa na íntegra

registrado em: