TV Câmara - Acessibilidade universal é tema de debate no programa Vitalidade
Luana destacou ser importante lembrar que acessibilidade não inclui apenas a questão arquitetônica, que acaba sendo a mais debatida, como rampas, estacionamentos exclusivos, banheiros adaptados, elevador para garantir o ir e vir e transporte adequado. “Temos a barreira comunicacional e a atitudinal”, apontou. Ela explicou que a questão atitudinal está ligada à empatia. "As pessoas ainda não estão preparadas para receber e viver a diversidade, a respeitar o diferente, a se colocar no lugar do outro. A falta de empatia impacta diretamente em quem está sofrendo o preconceito, mexe com a autoestima, com a segurança”, disse. Ela explica melhor: “Não adianta ter um transporte todo adequado, mas o motorista ou cobrador do ônibus tratar rispidamente um cadeirante ou mesmo não parar no ponto.”
Luana também lembrou durante o programa o conceito de desenho universal e a importância de políticas públicas efetivas e do cumprimento de legislações como as Leis da Acessibilidade e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente.
Assista à entrevista na íntegra:
Vitalidade
O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da NET, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.