TV Câmara – Vitalidade estreia nova temporada com alerta sobre riscos, prevenção e tratamento da esporotricose
Durante a entrevista, a especialista esclarece os principais cuidados com a infecção, formas de transmissão e prevenção, além do impacto da doença na saúde pública. Ela destaca ainda que a esporotricose passou a integrar a Lista Nacional de Notificação Compulsória no mês de janeiro, reforçando a vigilância epidemiológica e permitindo ações mais eficazes no controle da doença.
Nos felinos, a infecção pode ser severa, causando lesões ulceradas, enquanto em humanos manifesta-se principalmente por feridas na pele. A transmissão ocorre, sobretudo, por meio de arranhões e mordidas de gatos infectados, além do contato com solo contaminado.
A veterinária destaca alguns dos principais fatores para o controle da transmissão da doença. "Se pudéssemos apontar hoje o que a população poderia fazer para ajudar no controle, seriam duas medidas: a castração dos animais e a cremação dos corpos", reforça Márcia.
O episódio também discute o conceito de saúde única, a importância do equilíbrio ambiental e o bem-estar animal, além do papel do canil municipal e os projetos planejados para o ano.
Para a população interessada na castração de animais ou em outros serviços, o contato pode ser feito pelos seguintes canais:
📞 WhatsApp (Plantão): (51) 99953-7222
📞 WhatsApp: (51) 99683-2117
📍 Endereço: Canil Municipal – Estrada Wallahay, 1800, Lomba Grande
📧 E-mail: canil@novohamburgo.rs.gov.br
Vitalidade
O vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes e, em 2025, completa 13 anos no ar. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
*Texto de Gabriela Panassal, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.
Assista ao programa na íntegra: