TV Câmara – Vitalidade destaca a importância da imunização e o Dia Nacional da Vacinação

por Tatiane Souza última modificação 15/10/2025 16h26
15/10/2025 – As vacinas estão entre as maiores conquistas da ciência e da saúde pública. Elas ajudaram a erradicar doenças como varíola e a controlar a poliomielite, o sarampo, a rubéola e o tétano, salvando milhões de vidas. Para marcar o Dia Nacional da Vacinação, comemorado em 17 de outubro, o programa Vitalidade recebe Letícia Batista Dutra, bióloga, virologista e gerente de Vigilância em Saúde de Novo Hamburgo.
TV Câmara – Vitalidade destaca a importância da imunização e o Dia Nacional da Vacinação

Foto: Daniele Souza/CMNH

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização previne entre 3,5 e 5 milhões de mortes por ano, protegendo contra diversas doenças infecciosas. Durante a conversa, Letícia destaca que a vacinação é uma das formas mais eficazes de proteger não apenas o indivíduo, mas também toda a comunidade. “A vacinação vem ao longo do tempo como uma alternativa não só para proteger o indivíduo, mas também a coletividade. Por isso, ela é ofertada de forma universal pelo SUS”, explica.


O Calendário Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde, contempla 19 vacinas aplicadas em todas as faixas etárias. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais. A virologista reforça a importância de desmistificar os medos e preconceitos em torno da imunização. “Antes de serem disponibilizadas, as vacinas passam por diversos estudos de segurança e eficácia. Assim como qualquer medicamento, podem causar efeitos adversos leves, como dor local ou febre, mas não provocam doenças. O corpo reage gerando imunidade, e é isso que nos protege”, esclarece.


Letícia ainda comentou sobre dúvidas frequentes, como no caso da vacina contra a gripe: “Às vezes a pessoa diz que tomou a vacina e mesmo assim teve a doença. Isso acontece porque os vírus sofrem mutações rápidas, e a vacina é atualizada anualmente para os tipos mais graves e prevalentes.”


Para encerrar, a gerente de Vigilância em Saúde faz um convite à população de Novo Hamburgo: “Estamos no mês da Campanha Nacional de Multivacinação, que vai até 31 de outubro. No sábado, dia 18, todas as unidades básicas de saúde e a Casa de Vacinas estarão abertas das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. É o momento de atualizar a carteira de vacinação de toda a família: crianças, adolescentes e adultos. Nosso objetivo é reforçar a consciência sobre a importância de se proteger e também proteger o próximo.”

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e YouTube.com/TVCamaraNH e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Texto de Gabriela Panassal, estagiária de Jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.

Assista ao programa na íntegra

registrado em: