TV Câmara – Vitalidade abordou o luto e as formas de lidar com a morte

por Tatiane Souza última modificação 06/03/2020 14h33
06/03/2020 – O programa teve como tema o luto e como as pessoas podem lidar com a morte. A entrevista foi realizada com a psicóloga Janete Wozniak, mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pesquisadora da temática. Ela coordena grupos de estudos e ministra cursos relacionamos à morte e ao luto, além de fazer parte da equipe Prestar Cuidados, de São Paulo, e da Unipsico Vale dos Sinos.
TV Câmara –  Vitalidade abordou o luto e as formas de lidar com a morte

Foto: Daniele Souza/CMNH

A entrevista foi ao ar na TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 3. O programa na íntegra está disponível no Facebook.com/tvcamaranh e também no Youtube.com/tvcamaranh. 

A psicóloga destacou a importância das pessoas conversarem e refletirem sobre o luto. Abordando o tema em casa, nas instituições de ensino e nos meios de comunicação. Janete explicou que o processo para aprendermos a lidar com o luto deve começar ainda na infância. “As crianças precisam aprender a lidar com as pequenas perdas para que depois, quando as grandes perdas surgirem, elas estejam mais preparadas”. Da mesma forma, é importante que os jovens superem as perdas simbólicas, como tirar uma nota ruim na escola ou lidar com o fim de um relacionamento. Processo essencial, conforme Janete, para que saibam lidar com as situações de perda concreta. 

Como explicou a especialista, o luto acontece internamente e se relaciona com a concepção que cada indivíduo possui sobre a morte e do que acredita que ela seja. Esse processo provoca diversas reações e sentimentos. Para a psicóloga, é importante o enlutado viver este momento, da sua forma, e entender que “é normal ficar triste quando você perde alguém”, concluiu. 

Assista ao programa completo:

 Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br. 

Veja a lista completa dos Vitalidades. 

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Vitalidade

registrado em: