TV Câmara – Virologista traz informações sobre Mpox e doenças virais emergentes
A Mpox, antigamente conhecida como varíola do macaco, é uma doença zoonótica causada pelo mpox vírus (MPXV), classificado por dois clados genéticos: 1 e 2. Sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com pessoas infectadas ou materiais contaminados com o vírus, como lençóis, toalhas, roupas e acessórios.
No dia 19 de agosto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) lançou um alerta epidemiológico com orientações para profissionais de saúde e população em geral em relação à Mpox. O documento também explica que o intervalo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sintomas (período de incubação) é tipicamente de três a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.
No decorrer do programa, Fernando Spilki explica os sintomas gerais da Mpox, que incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados – comumente conhecidos como ínguas –, febre, dor de cabeça, dores no corpo, calafrios e fraqueza. Ele também destaca o surgimento de uma variante mais letal.
A orientação da SES para o cidadão que estiver com sintomas compatíveis é de que procure o mais rápido possível uma unidade básica de saúde. Também é recomendado que mantenha-se em isolamento.
Além de trazer informações sobre o tratamento, o convidado explica que a estratégia de vacinação contra a Mpox no Brasil, gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), começou em 2023 com foco nas pessoas com maior risco de evolução para as formas graves da doença.
O professor faz ainda um comparativo entre o caminho do coronavírus e da Mpox pelo mundo e alerta para o fato de o desequilíbrio entre a relação do ser humano e meio ambiente impactar a evolução de outras doenças virais emergentes, como a febre de oropouche.
Não perca o programa!
Vitalidade
O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Claro, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.