TV Câmara – Nutrólogo esclarece dúvidas sobre alimentação e tratamentos para manter o corpo em forma
Durante a entrevista, o médico explica e esclarece dúvidas sobre as formas de tratamentos saudáveis no processo de perda de peso e ganho de massa magra, além das vantagens de manter uma alimentação saudável. Um dos pontos abordados é a interferência de emoções que podem dificultar o processo de alimentação e consequentemente o emagrecimento. Ao citar os hábitos alimentares da população, o nutrólogo comenta que a compulsão alimentar e a ansiedade são fatores que interferem, principalmente depois dos anos de pandemia, na evolução dos tratamentos.
Rafael Reis alertou que emagrecer é um processo lento e que os pacientes devem procurar formas saudáveis de atingi-lo, evitar tratamentos de risco e ter paciência com o desempenho e desenvolvimento do corpo. Ainda destacou a importância de consultar com profissionais qualificados na área, para não fazer uso de métodos que podem ser mais rápidos, mas trazer malefícios a longo prazo. “Não pegue remédios, não pegue dicas de colegas ou de profissionais que não são da área. Procure um médico que saberá da sua necessidade e informará sobre o uso de medicamentos e as formas corretas de tratamento, caso precise”, alertou o nutrólogo.
Ao longo da conversa, Reis ainda comentou sobre a saúde feminina e masculina, soroterapia, alimentação limpa e suplementação alimentar. Além de responder sobre os mitos e verdades do emagrecimento e sobre como as atividades físicas beneficiam no aceleramento do metabolismo, ele destaca a importância da boa alimentação, que promoverá o bem-estar e qualidade de vida.
Assista ao programa na íntegra
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação Social da Câmara.