TV Câmara – Liga Feminina de combate ao câncer divulga ações de prevenção e novos projetos

por Tatiane Souza última modificação 24/10/2022 23h20
24/10/2022 - A importância do exame preventivo, o diagnóstico precoce e a assistência para os pacientes com câncer de mama são alguns dos assuntos abordados pelo Vitalidade que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo Youtube.com/TVCamaraNH. O programa contou com a participação da presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo, Regina Dau, e a assistente social, Vera Lucia Flores.
TV Câmara – Liga Feminina de combate ao câncer divulga ações de prevenção e novos projetos

Foto: Josyane Cardozo/CMNH

Doença resultante da multiplicação de células anormais, o câncer de mama é o tipo mais comum depois do câncer de pele não melanoma. E também o tipo que causa mais mortes em mulheres. Alguns se desenvolvem rapidamente, mas, se diagnosticado e tratado no início, tem de 90% a 95% de chance de cura. Segundo o Inca, em 2022, estão previstos 66.280 mil novos casos.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo realiza trabalhos sem fins lucrativos e tem como missão combater o câncer e dar assistência para as pessoas de baixa renda portadoras da doença. A entidade atende homens e mulheres, a partir dos 18 anos, com qualquer tipo de câncer. A sede está com novo endereço, os atendimentos ocorrerão na rua Tupi, 282 bairro Rio Branco, a partir de três de novembro. 

A atuação voluntária ocorre desde 1957 e segue, até hoje, trabalhando para ajudar as pessoas que têm câncer. Em outubro, sua causa ganha mais voz com a divulgação da campanha “Outubro Rosa”. A instituição busca recursos, fornece informação, promove ações e divulga seus trabalhos para que mais pessoas possam desfrutar de seus serviços. No ano de 2022, já somam-se 472 atendimentos, sendo 190 casos de câncer de mama. 

Além de atendimento médico, psicológico e financeiro, a Liga promove oficinas, que ajudam na socialização dos pacientes. A assistente social ressalta a importância do departamento educacional presente na instituição, que é responsável pela execução de palestras e campanhas informativas: “É extremamente importante focarmos no preventivo”. 

Durante a entrevista, Regina relata as principais dificuldades que cercam o projeto, como a falta do serviço oncológico ofertado pelo SUS em Novo Hamburgo. Os pacientes com a doença precisam se deslocar até o complexo oncológico da cidade de Taquara. A entidade busca forças para que, futuramente, o município volte a fornecer tratamento público de qualidade, facilitando o dia a dia dos pacientes. 

Ao reforçar a execução de exames preventivos como o Teste de Papanicolau, a mamografia e a ecografia, Regina lembra que os homens também precisam estar alertas a possíveis diagnósticos. “Os homens ficaram com inveja e a campanha Novembro Azul nasceu, mas é porque eles são mais relutantes. Digo a mesma coisa para eles, vão ao médico, alguma coisa pode estar fora do normal, não pense que não é nada, o corpo manda avisos”, declara a presidente. 

Para fazer receber o apoio da Liga, é necessário a comprovação de alguns documentos como: Exames com o diagnóstico de câncer, comprovante de renda familiar de até dois salários-mínimos, carteira de identidade ou trabalho, comprovante de endereço e cartão do SUS. Para mais informações acesse: www.ligafeminia.com ou ligue (51) 3595-1490.

Assista ao programa na íntegra

Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara de Novo Hamburgo.