TV Câmara – Especialistas falam sobre o uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

por Luís Francisco Caselani última modificação 30/08/2019 14h42
30/08/2019 – Tecnologias educacionais e o uso de mídias sociais por crianças e adolescentes foram temas abordados no Vitalidade desta semana. As convidadas foram as professoras Elisandra Henz e Janaína Magagnin, que explicaram as ações do Centro Municipal de Tecnologia Educacional (Cepic). A entrevista completa foi ao ar na TV Câmara, canal 16 da Net, na última terça-feira, 27 de agosto. O programa está disponível no facebook.com/tvcamaranh e também no youtube.com/tvcamaranh.
TV Câmara – Especialistas falam sobre o uso de tecnologia nas escolas públicas municipais

Foto: Kassiane Michel/CMNH

Coordenadora do Cepic, Janaína é pós-graduada em informática da educação, com ênfase em desenvolvimento de software educativo. Ela explicou a história da unidade, fundada em 1985, e que atende as escolas municipais através de duas equipes, uma técnica e outra pedagógica. O centro iniciou com atividades de contraturno, oferecidas para poucos alunos, que eram realizadas na Secretaria de Educação do Município graças a compra de um único computador.

Essas ações foram se propagando até que todas as escolas de ensino fundamental tivessem uma sala equipada com computadores e que cada instituição contasse com a presença de um profissional responsável por fazer a articulação do uso do espaço. A coordenadora também destacou que a aplicação da informática junto aos alunos torna Novo Hamburgo uma cidade pioneira na América Latina. Ela diz que, inclusive, a sistemática de organização dos laboratórios de informática adotada pelo Município serviu de referência para a criação do modelo nacional.

Atualmente, o Cepic trabalha com a formação dos professores da rede pública municipal. Elisandra Henz, que atua como multiplicadora, falou sobre a capacitação oferecida aos educadores, focada nos benefícios que a aplicação da tecnologia educacional pode trazer aos alunos. Segundo ela, as inovações, quando bem empregadas, podem melhorar a experiência de ensino dentro das escolas, servindo para agregar valor ao processo de aprendizagem. Pós-graduada em informática instrumental para professores da educação básica, a especialista destacou ser esse o foco na hora de trazer as tecnologias para a sala de aula.

Com a evolução acelerada das mídias sociais, ela explicou caber aos pais e aos educadores o papel de instruir as crianças e os adolescentes sobre o uso correto. Elisandra orientou sobre os cuidados para que as crianças façam o uso da internet de forma segura e falou sobre as ferramentas disponíveis para monitorar o que acessam – os chamados aplicativos de controle parental. A servidora também recomendou que os responsáveis dialoguem com os jovens para que eles entendam a forma correta de se portar no mundo virtual.

Assista à entrevista na íntegra:

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados a saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas a serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo da Gerência de Comunicação Social da Câmara.

registrado em: