TV Câmara – Entrevista aborda saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama

por Tatiane Souza última modificação 16/10/2020 09h10
16/10/2020 – O Vitalidade desta semana abordou a campanha Outubro Rosa. A entrevista virtual foi com a gestora do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Samsara Nyaya Nunes, e com a vice-presidente, Cintia Seben. A importância do autocuidado e do diagnóstico precoce do câncer de mama e dos exames de mamografia e ecografia mamária, além dos serviços oferecidos pela ONG, foram algumas das pautas do programa, que está no ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net.
TV Câmara – Entrevista aborda saúde da mulher e prevenção ao câncer de mama

Foto: Maíra Kiefer

Confira a entrevista na íntegra no Facebook da TV Câmara  e também do canal da TV Câmara no Youtube.

As entrevistadas falam no programa sobre a importância da realização dos exames preventivos, como a mamografia, e orientam que as mulheres mantenham o acompanhamento médico mesmo durante a pandemia de Covid-19. Segundo Cintia, a possibilidade de cura supera os 95% dos casos quando a doença é identificada precocemente. Os primeiros alertas, que podem ser identificados durante o autoexame, são a presença de pequenos nódulos na região embaixo do braço, axilas e no pescoço, além de qualquer sintoma desconfortável e notável sobre pequenas alterações mamárias. Samsara destaca que toda mulher deve se autoconhecer e se cuidar. "Assim você começa a perceber as diferenças no seu corpo, nota quando algo que não estava ali aparece”, exemplifica.

As convidadas também destacaram que câncer de mama, embora raro, pode acometer os homens. E que a temática do Outubro Rosa perpassa por toda a família. "Não envolve somente a mulher em si, porque todo mundo tem uma mãe, filha, sobrinha, amiga", salientaram.

O Imama é uma instituição que já existe há 27 anos e oferece atendimentos às mulheres que são acometidas com câncer de mama, oferecendo todo o suporte necessário para que elas superem a doença. Para falar com o instituto, quem tiver interesse pode enviar um e-mail para falecomimama@imama.org.br. Mais informações sobre os serviços oferecidos podem ser encontrados pelo site: https://imama.org.br/

Outubro Rosa

Durante todo o mês, marcado pelo rosa, são realizadas ações de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo do útero, doenças com alto índice de cura quando diagnosticadas precocemente. Para prevenir o câncer de mama, é importante que a mulher faça o autoexame mensalmente. O ideal é realizá-lo logo após o fim do período menstrual. Também é essencial a realização periódica do exame de mamografia, que deve ser feito anualmente por mulheres com mais de 40 anos de idade. Já o câncer de colo de útero pode ser diagnosticado através do exame preventivo, conhecido também como Papanicolaou.

Assista a entrevista completa:

Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

* Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Veja a lista completa dos programas

registrado em: