TV Câmara – Diretora do Centro Municipal de Proteção aos Animais divulga ações realizadas no Município

por Tatiane Souza última modificação 18/10/2019 17h15
18/10/2019 – O programa Vitalidade que foi ao ar na última terça-feira, 15, trouxe mais informações sobre o Centro Municipal de Proteção aos Animais (Cempra). A convidada foi a médica veterinária Deisy Heck, que atua como diretora da pasta de controle e bem-estar animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam). A entrevista também está disponível no facebook.com/tvcamaranh e no youtube.com/tvcamaranh.
TV Câmara – Diretora do Centro Municipal de Proteção aos Animais divulga ações realizadas no Município

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Dia 4 de outubro se comemora o Dia Mundial dos Animais. Em alusão à data, o programa Vitalidade abordou as ações realizadas no Município pelo Cempra - que é um abrigo temporário de alta rotatividade, onde os animais de rua são esterilizados, recuperados e devolvidos à sua comunidade de origem. O centro surgiu há cerca de 20 anos como canil municipal e foi se modificando até chegar a configuração atual. 

A principal ação do Cempra é o controle populacional, através da castração, e também a promoção de ações focadas na educação da comunidade sobre o tema. Durante o programa, Deisy explicou como são realizadas essas iniciativas. “Costumamos realizar palestras em escolas e entidades”, contou. Indagada sobre o Castramóvel, explicou que é um projeto focado na população carente, onde as pessoas podem levar seu animal e fazer a castração de forma gratuita. O trabalho de triagem é feito pelas agentes de saúde que fazem o cadastro das famílias necessitadas. O Cempra também realiza castração dos animais por valor abaixo do custo de clínicas veterinárias particulares. A ação é voltada à população de baixa renda. A ficha cadastral está disponível no site da Prefeitura.

Confira os serviços oferecidos pelo Cempra: 

* Castração dos animais comunitários e errantes que vivem nas ruas;

* Castração de animais para famílias de baixa renda; 

* Doação de animais castrados; 

* Recolhimento de cães e gatos de rua, doentes ou atropelados; 

* Atendimento às denúncias de maus tratos, juntamente à equipe da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA). 

A veterinária ainda falou sobre a adoção responsável. Ela explicou que o Centro costuma participar de feiras para promover a adoção dos animais e para divulgar os projetos. Como forma de evitar o abandono, antes da adoção, os representantes do centro realizam uma entrevista com o futuro tutor para avaliar se o animal se encaixa nas expectativas. A profissional destacou que a pessoa que fizer a adoção deve estar consciente dos cuidados médicos e alimentares que o animal, seja ele cão ou gato, traz à família. Deisy também falou sobre as principais vacinas e doenças que acometem os bichinhos. E contou sobre o trabalho que realizam com os cavalos abandonados ou machucados.

Assista ao programa completo:

 Vitalidade 

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

Veja a lista completa dos Vitalidades.

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

Álbum do Vitalidade no Flickr   

Vitalidade

registrado em: