TV Câmara – Conceito de saúde única é abordado no Programa Vitalidade

por Tatiane Souza última modificação 08/08/2019 15h38
08/08/2019 – O Vitalidade teve como temática o conceito de saúde única, que tem o intuito de traduzir a união entre a saúde humana, animal e ambiental. A entrevistada foi a médica veterinária Julyana Sthéfanie Simões Matos, responsável técnica na Secretaria Municipal de Saúde. O programa já está disponível na grade de programação da TV Câmara desde a última terça-feira, 6, canal 16 da Net, no facebook.com/tvcamaranh e também no youtube.com/tvcamaranh.
TV Câmara – Conceito de saúde única é abordado no Programa Vitalidade

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A temática marca o Dia Nacional da Saúde, comemorado 5 de agosto. A data é uma homenagem ao médico Oswaldo Gonçalves Cruz, profissional que se destacou por sua preocupação com a saúde pública e com a educação sanitária. 

O conceito de saúde única está diretamente ligado à saúde pública. Segundo a especialista, “o principal objetivo é trabalhar de forma preventiva, justamente porque você vai trabalhar com os três elos do ciclo: saúde ambiental, humana e animal. A partir do momento que tu pegas a prevenção em um dos elos, faz a prevenção de toda a cadeia”. Ela explicou que entender o conceito é essencial para que o equilíbrio seja mantido, “as três estão interligadas porque uma reflete na outra”. Assim, para promover a saúde, ações devem ser tomadas em diversos setores, sejam nas áreas de saneamento básico, de obras públicas ou de meio ambiente. 

Um exemplo da importância do conceito aplicado na prática são as ações realizadas em Novo Hamburgo para combater o mosquito aedes aegypti, que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika. No Município, o panorama do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Lira) apontou que os índices aumentaram, mostrando bairros com 15% de infestação, por exemplo. O que afeta diretamente a saúde pública, por conta do risco iminente de surto das doenças. Uma das medidas da Secretaria Municipal de Saúde, segundo Julyana, é buscar o auxílio da população para prevenir a proliferação do mosquito. Além disso, também são promovidas ações em parceria com a Secretaria de Educação como palestras nas escolas da rede e distribuição de materiais informativos. 

Julyana também falou de outras doenças, como a leptospirose e toxoplasmose que tem seus índices controlados graças às ações ligadas a saúde única. Ela também deu importantes dicas sobre o manejo correto dos alimentos – para evitar contaminações e sobre cuidados de higiene que devem ser adotados em casa e em restaurantes. 

Assista à entrevista na íntegra: 


 Vitalidade

 O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br.

 Veja a lista completa dos Vitalidades

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.


Vitalidade

registrado em: