TV Câmara – Campanha de vacinação contra a polio se encerra nesta sexta

por Tatiane Souza última modificação 29/09/2022 13h17
29/09/2022 – O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação de 2022 até a próxima sexta-feira, 30. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal entre as crianças na faixa etária de um a menores de cinco anos. O coordenador do Setor de Imunizações de Novo Hamburgo, enfermeiro Edson Silva, participou do programa Vitalidade da TV Câmara NH para trazer mais esclarecimentos sobre essa doença que, erradicada há 30 anos do Brasil, corre o risco de ser reintroduzida, assim como em países como Peru e República Dominicana.
TV Câmara – Campanha de vacinação contra a polio se encerra nesta sexta

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

Segundo Silva, a campanha também foi intensificada em Novo Hamburgo, que promoveu ações em unidade de saúde, praças e escolas da cidade, buscando alcançar o maior número de crianças imunizadas. 

A doença, ainda considerada erradicada, volta a preocupar pais e responsáveis. A Organização Pan-Americana de Saúde destacou que o Brasil corre um risco muito alto de reintrodução da polio, que não tem cura e pode deixar sequelas graves e paralíticas, especialmente nos braços e pernas. Os números no Rio Grande do Sul também preocupam. Em pesquisa realizada pelo estado, foi avaliado que 42% dos municípios possuem risco muito alto de reintrodução, enquanto 32% estão classificados como risco alto. São 367 cidades gaúchas em situação de alerta para o possível retorno de casos. 

Durante a entrevista, o enfermeiro ressaltou a importância de a criança estar com o esquema vacinal completo e respondeu dúvidas recorrentes em relação às doses aplicadas. Ele afirmou ainda que as vacinas salvam vidas e informou que o Brasil é pioneiro no Programa Nacional de Imunização, que controla a oferta de vacinas em todo o país. 

Também foram mencionadas e relembradas as atualizações da carteira de vacinação adulta e infantil, com as imunizações contra o sarampo, varíola, Monkeypox, gripe e Covid-19. Para obter mais informações e tirar suas dúvidas, assista ao Vitalidade e acesse o site da Prefeitura para conhecer os locais de aplicação e agendar sua vacina: www.novohamburgo.rs.gov.br/sms.

Assista ao programa na íntegra:

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro/Net. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

* Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação Social da Câmara.

registrado em: