TV Câmara – Alunos apresentam projetos na Mostratec que buscam resolver problemas reais da sociedade

por Tatiane Souza última modificação 10/11/2022 20h13
10/11/2022 – Em uma celebração à pesquisa e ao conhecimento, a 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) ocorreu no município de Novo Hamburgo no final de outubro. Direto dos pavilhões da Fenac, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou projetos de iniciação científica com enfoque na saúde, qualidade de vida e bem-estar. Acompanhe as entrevistas no programa Vitalidade, que já está no ar pela TV Câmara NH, canal 16 da Claro, e pelo Youtube.com/TVCamaraNH.
TV Câmara – Alunos apresentam projetos na Mostratec que buscam resolver problemas reais da sociedade

Mizael Domingues/CMNH

A maior feira do gênero da América Latina reuniu mais de 2 mil estudantes e 650 orientadores de 21 estados brasileiros, mais o Distrito Federal e de outros sete países para mostrarem seus trabalhos em 14 áreas diferentes do conhecimento. Após dois anos sendo realizada de forma virtual, a Mostratec voltou ao formato presencial e 666 projetos, divididos entre 329 na Mostratec (ensino médio e técnico) e 337 na Mostratec Júnior (fundamental com 264 e infantil com 73), participaram do evento.

Durante os programas são abordados assuntos de dez projetos de pesquisa. Diretamente do estande da TV Câmara NH, os expositores do projeto Luto Infantil: Aspectos e Intervenções contaram um pouco da sensação de apresentar, ao longo de três dias, a sua pesquisa para diferentes pessoas. Os alunos Maurício Marin e João Rezende são de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e estudam como tratar e realizar a abordagem infantil após a perda de um familiar.

Já as estudantes do Sergipe Anne Almeida e Evilly Mendonça desenvolveram uma bebida láctea nutritiva utilizando soro descartado do leite de vaca. O projeto Eco Absorventes foi desenvolvido por Lauriane Campos e Sesdra Silva, oriundas de Porto Grande, Amapá, com o propósito de ampliar o acesso a produtos de higiene íntima no período menstrual. Os baianos Larleu Sousa e Samuel Silva trouxeram a produção de fitocosméticos a partir da casca de banana e em prol da sustentabilidade a partir do descarte.

Destacando a Mostratec Júnior, os alunos da educação infantil e ensino básico pesquisaram sobre suas dúvidas, anseio de colegas e analisaram também os problemas trazidos pelo uso de produtos viciantes. Acompanhe as entrevistas com os estudantes dos seguintes projetos: Influência da ansiedade no desempenho escolar, de Carlos Barbosa; Vape: Propagação e os males do cigarro eletrônico, de Presidente Lucena; Os impactos de uma alimentação desequilibrada e possibilidades de mudanças, de Morro Reuter; Saúde Mental e a dor de perder alguém, de Feliz, e Acessibilidade: Desafios nos espaços públicos escolares, de Novo Hamburgo.

Assista aos programas na íntegra:

Estudantes destacam benefícios de bebida feita à base do soro do leite no programa Vitalidade

Alunos da Bahia relatam benefícios de fitocosmético criado a partir da casa da banana

Estudantes do Amapá destacam benefícios dos Eco Absorbentes do Vitalidade Especial Mostratec 2022

Luto Infantil: Aspectos e Intervenções é assunto do Vitalidade Especial Mostratec 2022


Vitalidade Especial Mostratec Júnior 2022

 

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

*Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação Social da Câmara.

registrado em: