TV Câmara – Agosto Dourado enfatiza a importância do aleitamento materno

por Tatiane Souza última modificação 23/08/2019 14h52
23/08/2019 – O Agosto Dourado é um mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A enfermeira Janaína Lima, especialista em Educação em Saúde, em entrevista que está no ar pela TV Câmara canal 16 da Net, trouxe informações sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida e continuada até os dois anos ou mais, conforme preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS). A amamentação é uma das intervenções mais eficazes na redução da morbidade e mortalidade infantil.
TV Câmara – Agosto Dourado enfatiza a importância do aleitamento materno

Foto: Kassiane Michel/CMNH

De  1º a 7 de agosto é celebrada a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), promovida anualmente pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês), a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países. Para marcar a data, são realizadas diversas ações como palestras, rodas de conversas e mamaços – nos quais mães com seus bebês se reúnem para amamentar em público. 

Janaína esclarece que o apoio à mulher é essencial para que ela consiga amamentar. “Esse ano, o slogan do Agosto Dourado é empoderar mães e pais para o sucesso do aleitamento materno. A mãe sozinha não consegue vencer algumas dificuldades, por isso a rede de apoio é fundamental. A gente precisa da família, do pai, das dindas e das avós. Então, é um mês inteiro, no qual temos muitas promoções para falar sobre o assunto, trazer dicas e desmistificar alguns assuntos”, salientou. 

No decorrer do programa Vitalidade, que também está disponível nas páginas da TV Câmara no Facebook e no Youtube, a consultora em amamentação traz dicas para as mamães e futuras mamães, como os cuidados que as mulheres precisam ter com as mamas para evitar machucados. Ela destacou a importância da pega correta da mama, na qual o bebê deve abocanhar toda a aréola do seio e não só o bico. “Amamentação não dói. Se estiver doendo é porque a pega está incorreta e é isso que ocasiona as fissuras e o sangramento”, apontou. 

Janaína também explicou o que é livre demanda - que se trata de oferecer o leite materno sempre que o bebê sente fome e não estipular uma rotina rígida de horário entre as mamadas. Também trouxe esclarecimentos sobre o alto valor nutricional do colostro, primeiro leite produzido pela mãe, a importância da doação de leite materno, como extrair, armazenar e ofertar corretamente o leite quando a mãe precisa se ausentar ou o bebê ingressa em uma escolinha, alimentação da mamãe durante a amamentação, uso de chupetas e mamadeiras e desmame gentil.

Confira o programa na íntegra

  Vitalidade

O Programa Vitalidade vai ao ar desde 2012 pela TV Câmara, canal 16 da Net, e aborda assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida, bem-estar e comportamento. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes. Sugestões de pautas para serem abordadas pelo programa podem ser enviadas para o e-mail tv@camaranh.rs.gov.br

Veja a lista completa dos Vitalidades.

*Texto de Kassiane Michel, estagiária de Jornalismo na Assessoria de Comunicação da Câmara.

 

 

 

Vitalidade

registrado em: