Transparência e controle social é tema de palestra promovida pela Escola do Legislativo
A ênfase da palestra será o acesso à informação como um dever do Estado e um direito da cidadania e como um instrumento de combate à corrupção e de fomento à boa aplicação dos recursos públicos.
Segundo Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia em 2001, “em sociedades democráticas, os cidadãos têm o direito básico de saber, de se expressarem, de serem informados sobre o que o governo está fazendo, por que motivo isso está sendo feito e debater o assunto. Sociedades democráticas pressupõem de forma vigorosa a transparência e a abertura de informações por parte dos governos”.
Para se inscrever, basta enviar um e-mail para escoladolegislativo@camaranh.rs.gov.br, com nome completo, e-mail e CPF.
Transparência na Câmara de Novo Hamburgo
O Legislativo hamburguense é pioneiro em diversas práticas de transparência, como a divulgação de informações no seu portal de internet antes mesmo da criação da Lei de Acesso à Informação (LAI) e a criação e publicação da Carta de Serviços ao Cidadão. Por dois anos consecutivos, a instituição recebeu o selo de Boas Práticas de Transparência na Internet (2014 e 2015 – em função das eleições, não houve premiação em 2016) como prêmio por ser um dos legislativos mais transparentes do Rio Grande do Sul.