Tradicionalista Adão Bueno é condecorado Cidadão de Novo Hamburgo

por Luís Francisco Caselani última modificação 22/11/2023 15h17
21/11/2023 – Fundada por imigrantes alemães e construída a partir do esforço de milhares de famílias que vieram para a cidade em busca de oportunidades e melhores condições de vida, Novo Hamburgo deve muito de seu crescimento aos “hamburguenses de coração”. Em reconhecimento a essas diferentes contribuições, o Legislativo se reúne anualmente em sessão solene para homenagear ao menos um entre tantos nomes. Concedido pela primeira vez em 1957, o título de Cidadão de Novo Hamburgo foi entregue nesta terça-feira, 22, ao bageense Adão Ondino Moraes Bueno. A cerimônia ocorreu no Plenário da Câmara.
Tradicionalista Adão Bueno é condecorado Cidadão de Novo Hamburgo

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Aos 75 anos, Bueno teve seu nome indicado por Gerson Peteffi (MDB) e aclamado pelos demais vereadores em votação secreta realizada no mês de outubro. Oficializado sob forma do Decreto Legislativo nº 3/2023, o título de Cidadão reconhece sua atuação na divulgação e promoção de atividades envolvendo o folclore e as tradições gaúchas.

Morador de Novo Hamburgo ao longo de três décadas, Bueno prestou serviços ao Município como diretor de Turismo e funcionário da Secretaria de Educação. Em projeto pioneiro, coordenou 54 grupos mirins, levando a cultura regional a milhares de alunos e estabelecendo a cidade como referência no cenário artístico e campeiro. Por 25 anos, foi também diretor do Grupo Folclórico Novo Hamburgo, representando o município inclusive no exterior. Sapateador laureado, declamador e folclorista, foi um dos grandes incentivadores do Movimento Tradicionalista Gaúcho, fomentando a fundação de CTGs e DTGs em território hamburguense.

Após sua aposentadoria, mudou-se com sua família para São Francisco de Paula, mas fez questão de manter laços estreitos com a cidade que o acolheu por tanto tempo. Afastado de Novo Hamburgo há mais de uma década, Adão Bueno chegou a temer a ausência de público em sua sessão solene, mas encontrou um plenário recheado de amigos e antigos colegas de tradicionalismo. Recebi o convite, fiquei emocionado, mas pensei: ‘Quem será que vai lá? Já estou aposentado e fora de Novo Hamburgo há 16 anos.’ Mas todas as pessoas que estão aqui são muito especiais. É um privilégio estar junto com vocês”, iniciou.

Responsável pela condução dos trabalhos, Gerson Peteffi esteve acompanhado em plenário pela vereadora Tita (PSDB) e pelo suplente Gabriel Chassot (PSDB). Da tribuna, Peteffi classificou Adão Bueno como um visionário. “Há 40 anos, ele trouxe para as escolas municipais a cultura gaúcha, depois levada aos lares pelos próprios alunos. Algo que apenas uma pessoa predestinada poderia fazer. Tu és uma marca. Muitas vezes temos que parar para pensar no que podemos deixar para as próximas gerações. Mas o teu legado está aí, na cultura, na sapiência e na harmonia de todas as pessoas que aqui se encontram. Porque lá atrás tu plantaste uma semente de bons costumes, através do tradicionalismo, das artes e da cultura, fazendo da nossa cidade uma terra melhor”, reverenciou.

Durante a noite, os discursos invariavelmente se concentraram nas ações desenvolvidas por Bueno junto ao Grupo Folclórico. Convidados a compor a mesa de honra, o coordenador da 30ª Região Tradicionalista, Carlos Moser, e o ex-presidente da Câmara Arabi Rodrigues atribuíram ao trabalho do homenageado a retomada do interesse e do incentivo à perpetuação dos costumes gaúchos na cidade. Mais do que isso, pontuaram como a atividade ajudou a espalhar o nome de Novo Hamburgo por outros estados e países. “O Grupo Folclórico muito viajou pelo Uruguai, pela Argentina e pelo Brasil todo. E não dançávamos apenas em teatros e palcos requintados. Dançávamos na brita, na grama e no asfalto. Quantas e quantas botas rasgadas tivemos”, relembrou o homenageado.

Envolvido na criação do Grupo Folclórico, Arabi Rodrigues contou ter confiado a Bueno a direção do projeto, decisão da qual não se arrependeu. Precisávamos fundar em Novo Hamburgo um grupo para representar a cidade e ensinar às crianças o que é a tradição. Hábitos, costumes e o respeito aos mais velhos e à sociedade. Preparei um projeto chamado Grupo Folclórico Novo Hamburgo e fui buscar o Bueno para administrá-lo. A condição da época era trabalhar com as crianças daqui e descobrir jovens, ainda sem experiência com a dança, para representar o município e o povo gaúcho”, explicou.

Moser complementou que, a partir desse trabalho, o tradicionalismo voltou a ganhar força em Novo Hamburgo. Eu lembro as apresentações do Grupo Folclórico, que eram verdadeiros espetáculos. E dali surgiram outros focos tradicionalistas na cidade; agremiações e entidades que hoje já passam de uma dezena e que atuam na perpetuação das nossas coisas e da nossa cultura. Este é um reconhecimento ao trabalho de uma vida”, resumiu o coordenador.

Galeria dos Cidadãos

Ao final da cerimônia, os presentes deixaram o plenário e seguiram até o saguão de entrada da Câmara. Na parede, uma foto do homenageado e um resumo biográfico eternizam as contribuições de Adão Ondino Moraes Bueno para o município, em galeria que também reúne os outros 48 Cidadãos de Novo Hamburgo escolhidos por diferentes legislaturas há mais de 60 anos.

Conheça mais sobre o homenageado em entrevista concedida à TV Câmara:

Assista à solenidade na íntegra:

Clique para ver mais imagens da solenidade:

Cidadão Adão Ondino Moraes Bueno

registrado em: