Tipos, sintomas e diagnóstico precoce: profissionais alertam sobre as hepatites virais

por Luís Francisco Caselani última modificação 28/07/2023 16h40
28/07/2023 – Nesta sexta-feira, 28, é marcado o Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais. Ampliada ao longo do mês com o Julho Amarelo, a campanha tem como propósito incentivar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças. Para saber mais sobre o assunto, a jornalista Tatiane Lopes entrevistou, em um programa especial sobre o tema, a enfermeira responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Novo Hamburgo, Bruna Kuhn, e a médica infectologista e professora da Universidade Feevale Fábia Corteletti. Você assiste ao programa Vitalidade pelo canal 16 da Claro e pelo YouTube da TV Câmara NH.
Tipos, sintomas e diagnóstico precoce: profissionais alertam sobre as hepatites virais

Foto: Josyane Cardozo/CMNH

A data foi criada em 2010 em uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2019, foi instituída no país uma lei que decreta a campanha Julho Amarelo. Segundo a OMS, cerca de 5,4 milhões de pessoas nas Américas vivem com infecções por hepatite B, enquanto 4,8 milhões estão infectadas com hepatite C. Apenas 18% dos que vivem com hepatite B sabem que estão infectados, e apenas 3% recebem tratamento.

Durante o bate-papo com as profissionais, foram exemplificados os tipos, gravidade, sintomas, tratamento e principais cuidados para prevenir possíveis infecções. Bruna explicou que o SAE, presente no município, estabelece um atendimento secundário, após os pacientes realizarem a testagem. “O acesso é via encaminhamento de posto, mas a testagem é rápida. O nosso horário é das 7h às 16h30, então a pessoa bate lá no serviço, solicita o atendimento e vai ser acolhida pela enfermagem.”

Outra recomendação é que todos estejam com o esquema vacinal completo e atualizado. As imunizações são aplicadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). E um alerta para possíveis sinais de infecção: “Aquela pessoa que foi doar sangue uma vez e foi recusado, é importante investigar, porque talvez possa ter sido uma recusa por hepatite B ou C”, destaca Fábia.

Vitalidade

O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.

Assista ao programa na íntegra:

* Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.

registrado em: