Tipos, sintomas e diagnóstico precoce: profissionais alertam sobre as hepatites virais
A data foi criada em 2010 em uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2019, foi instituída no país uma lei que decreta a campanha Julho Amarelo. Segundo a OMS, cerca de 5,4 milhões de pessoas nas Américas vivem com infecções por hepatite B, enquanto 4,8 milhões estão infectadas com hepatite C. Apenas 18% dos que vivem com hepatite B sabem que estão infectados, e apenas 3% recebem tratamento.
Durante o bate-papo com as profissionais, foram exemplificados os tipos, gravidade, sintomas, tratamento e principais cuidados para prevenir possíveis infecções. Bruna explicou que o SAE, presente no município, estabelece um atendimento secundário, após os pacientes realizarem a testagem. “O acesso é via encaminhamento de posto, mas a testagem é rápida. O nosso horário é das 7h às 16h30, então a pessoa bate lá no serviço, solicita o atendimento e vai ser acolhida pela enfermagem.”
Outra recomendação é que todos estejam com o esquema vacinal completo e atualizado. As imunizações são aplicadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). E um alerta para possíveis sinais de infecção: “Aquela pessoa que foi doar sangue uma vez e foi recusado, é importante investigar, porque talvez possa ter sido uma recusa por hepatite B ou C”, destaca Fábia.
Vitalidade
O Vitalidade é um programa sobre saúde, bem-estar, comportamento e qualidade de vida que vai ao ar pela TV Câmara, canal 16 da Claro. Ele é apresentado pela jornalista Tatiane Lopes desde 2012. Sugestões de pauta podem ser enviadas para o e-mail jornalistas@camaranh.rs.gov.br.
Assista ao programa na íntegra:
* Texto de Josyane Cardozo, estagiária de jornalismo na Gerência de Comunicação da Câmara.