Solene marca aniversário de 70 anos do Corpo de Bombeiros de Novo Hamburgo

por Maíra Kiefer última modificação 26/04/2022 21h57
26/04/2022 – Os 70 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo serão celebrados nesta quinta-feira, 28, às 19h30min, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. Aberta ao público, a sessão solene, proposta pelo vereador Gerson Peteffi (MDB), terá ocupação permitida de 50% da capacidade do espaço, totalizando 55 cadeiras disponíveis. A TV Câmara transmitirá ao vivo o evento pelo canal 16 da Claro/Net e pelo Youtube e Facebook da emissora legislativa.

Leia mais: Sessão solene marcará 70 anos do Corpo de Bombeiros hamburguense no dia 28

Homenagens

O dia 4 de abril marca o aniversário da corporação, que teve suas atividades iniciadas na véspera da comemoração dos 25 anos da emancipação hamburguense. Localizada junto à Praça da Bandeira, na esquina das ruas Júlio de Castilhos e João Antônio da Silveira, a sede do grupamento começou a ser idealizada a partir de 1950, quando o prefeito Carlos Armando Koch publicou o Decreto nº 15, que desapropriava área pertencente à empresa Adams Sociedade Anônima, para a construção do quartel do Corpo de Bombeiros. No mesmo ano, o Palácio Piratini, sob o comando do governador Walter Jobim, iniciou a obra. A torre do edifício, uma de suas marcas, despertou ao longo do tempo curiosidade sobre seu uso. Oca em seu interior e envidraçada, a estrutura era utilizada para secar as mangueiras que, à época, eram feitas de lonas e ficavam encharcadas após o uso.

Ao longo de sua história, a corporação foi responsável por inúmeros salvamentos, ações de prevenção e combates a incêndios, sendo recentemente acionada para debelar as chamas nas empresas Burgoplast e Luz da Lua, ocorrências de grande proporção registradas em 12 e 31 de março, respectivamente. Dentre as ações mais marcantes da unidade, está o incêndio na empresa Artecola, ocorrido em 1978. Na ocasião, um bombeiro que atuava no controle das chamas perdeu a vida.

 

registrado em: