Sessão solene marcará 70 anos do Corpo de Bombeiros hamburguense no dia 28
Além de Peteffi, receberam comendas a prefeita Fátima Daudt; o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Marcelo Clark Alves; e o diretor-executivo do Sindilojas, Rafael Rodrigo da Silva, representando o presidente Gerson Jacques Müller.
“Estou aqui representando a parte civil da nossa cidade: a população, os vereadores e o presidente da Câmara, Cristiano Coller. São mais de 200 mil pessoas que estão sobre meus ombros, bradando a vocês o orgulho que têm dessa corporação. Sem dúvida, olho para a tropa aqui, vocês, que enfrentam as chamas, são tidos na cidade como verdadeiros heróis”, disse Peteffi em seu pronunciamento.
O vereador reforçou que a comunidade e o Parlamento respeitam o trabalho desempenhado pelo grupo de soldados e querem colaborar com a corporação dentro das possibilidades do Legislativo. No ato, a Câmara esteve representada também pelo líder de governo, Raizer Ferreira (PSDB).
Atuação de destaque no Estado
Na solenidade, o major Deoclides Silva da Rosa, comandante da 2ª Companhia Especial Corpo de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo, informou que o grupamento é um dos quartéis do Estado que mais atende ocorrências de incêndio. "Temos uma média de 1,66 ocorrência por dia nos últimos dois anos", explicou. Entre 2021 e 2022, a unidade realizou 1.217 combates a incêndio, 475 ações preventivas – o que inclui vistorias e averiguações, cortes de árvores e retirada de fontes de perigo –, 383 salvamentos de pessoas, 96 atendimentos pré-hospitalares, entre outros.
“É de fato um evento marcante e grandioso comemorar 70 anos de inauguração deste quartel, no qual as honras são prestadas por justo reconhecimento. A nossa maior marca é salvar e proteger. Está no DNA de cada integrante desta corporação”, disse o major Deoclides.
A 2º Companhia Especial de Bombeiros Militar é responsável por cinco pelotões, com suas instalações localizadas nas cidades de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Novo Hamburgo.