Sessão solene marcará 70 anos do Corpo de Bombeiros hamburguense no dia 28

por Maíra Kiefer última modificação 28/04/2022 17h16
13/04/2022 – O Corpo de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo marcou a celebração de seus 70 anos de história em cerimônia realizada na última sexta-feira, 8, na sede do grupamento, junto à Praça da Bandeira. O início das atividades da corporação remonta a 4 de abril de 1952, na véspera da comemoração dos 25 anos da emancipação hamburguense. A data também será lembrada no Legislativo por iniciativa do vereador Gerson Peteffi (MDB), agraciado com comenda durante o ato realizado na sede do CBM. Na Câmara, a homenagem ocorrerá no dia 28, em sessão solene programada para iniciar às 19h30, no Plenário Luiz Oswaldo Bender. O evento é aberto ao público, mas também pode ser acompanhado ao vivo pela TV Câmara. A emissora veicula sua programação pelo canal 16 da Claro/Net e pelo youtube.com/TVCamaraNH.
Sessão solene marcará 70 anos do Corpo de Bombeiros hamburguense no dia 28

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Além de Peteffi, receberam comendas a prefeita Fátima Daudt; o presidente da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), Marcelo Clark Alves; e o diretor-executivo do Sindilojas, Rafael Rodrigo da Silva, representando o presidente Gerson Jacques Müller.

Estou aqui representando a parte civil da nossa cidade: a população, os vereadores e o presidente da Câmara, Cristiano Coller. São mais de 200 mil pessoas que estão sobre meus ombros, bradando a vocês o orgulho que têm dessa corporação. Sem dúvida, olho para a tropa aqui, vocês, que enfrentam as chamas, são tidos na cidade como verdadeiros heróis”, disse Peteffi em seu pronunciamento.

O vereador reforçou que a comunidade e o Parlamento respeitam o trabalho desempenhado pelo grupo de soldados e querem colaborar com a corporação dentro das possibilidades do Legislativo. No ato, a Câmara esteve representada também pelo líder de governo, Raizer Ferreira (PSDB). 

Atuação de destaque no Estado

Na solenidade, o major Deoclides Silva da Rosa, comandante da 2ª Companhia Especial Corpo de Bombeiros Militar de Novo Hamburgo, informou que o grupamento é um dos quartéis do Estado que mais atende ocorrências de incêndio. "Temos uma média de 1,66 ocorrência por dia nos últimos dois anos", explicou. Entre 2021 e 2022, a unidade realizou 1.217 combates a incêndio, 475 ações preventivas – o que inclui vistorias e averiguações, cortes de árvores e retirada de fontes de perigo –, 383 salvamentos de pessoas, 96 atendimentos pré-hospitalares, entre outros.

É de fato um evento marcante e grandioso comemorar 70 anos de inauguração deste quartel, no qual as honras são prestadas por justo reconhecimento. A nossa maior marca é salvar e proteger. Está no DNA de cada integrante desta corporação”, disse o major Deoclides.

A 2º Companhia Especial de Bombeiros Militar é responsável por cinco pelotões, com suas instalações localizadas nas cidades de Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti e Novo Hamburgo.

70 anos Corpo de Bombeiros Novo Hamburgo