Solene celebra aniversário da cidade com presença de ex-prefeitos e resgate da memória

por Maíra Kiefer última modificação 30/03/2022 17h33
29/03/2022 – Quando Novo Hamburgo deu seus primeiros passos, há 95 anos, a democracia representativa permitiu que em exatos dois meses já tomassem posse o chefe do Executivo e os parlamentares escolhidos na primeira eleição da cidade emancipada. O intendente Leopoldo Petry e os sete conselheiros, que desempenhavam papel equivalente aos vereadores da atualidade, foram responsáveis por definir as bases do município, que deixou de estar sob a tutela de São Leopoldo em 5 de abril de 1927. As conquistas subsequentes e os desafios enfrentados foram recontados em sessão solene na noite desta terça-feira, dia 29, por cinco ex-prefeitos. Convidados pelo proponente da solenidade, Gustavo Finck (PP), com o aval de toda a Casa Legislativa, os gestores trouxeram ao Plenário suas experiências no comando da cidade nos últimos 50 anos.
Solene celebra aniversário da cidade com presença de ex-prefeitos e resgate da memória

Foto: Daniele Souza/CMNH

A cada um dos ex-dirigentes, foram entregues quadros que sinalizaram a homenagem pela contribuição ao município. O vice-prefeito Márcio Lüders, representando a prefeita Fátima Daudt, também recebeu um certificado com o reconhecimento do Legislativo. "Todos nós fizemos a nossa parte para poder avançar cada vez mais com a cidade. Mas tivemos um grande entrave que foi a pandemia da Covid-19, que está arrefecendo e, graças a isso, podemos nos reunir hoje aqui sem máscara. Os efeitos do coronavírus estão sendo sentidos no mundo todo. Mas é com muita alegria que estamos retomando a recuperação econômica e pretendemos fazer isso o mais rápido possível. O retorno do emprego é fundamental e salutar para enfrentar a crise que ainda nos assola", sinalizou.

Antes de fazer um panorama da cidade, Finck enalteceu em seu discurso a trajetória de cada um dos ex-prefeitos presentes. Outros representantes foram convidados, mas não puderam comparecer. “Tudo foi feito com muito carinho por todos vocês”, assinalou. Em sua fala, o autor da homenagem traçou a história do povoado que daria origem a Novo Hamburgo. A ocupação do espaço ocorreu inicialmente por índios, por açorianos e por uma população negra, vinda do sul do Estado no século XVIII e ainda escravizada. O parlamentar abordou também o legado deixado pelos imigrantes de origem germânica, que se instalaram a princípio nos arredores do que hoje é Hamburgo Velho.

“O movimento para a emancipação começou a se delinear no início dos anos 1920. E, em 5 de abril de 1927, a cidade se emancipa de São Leopoldo, período no qual a industrialização se acelerou, tornando-se um dos polos econômicos do Vale do Sinos. Tenho muito orgulho de ter nascido aqui e de meus filhos serem hamburguenses. Uma cidade pujante, de pessoas trabalhadoras e que se destaca pelo seu povo e sua história”, arrematou Finck, citando pontos turísticos importantes da cidade e ressaltando a honra pelo passado e a esperança de um futuro de prosperidade.

Durante o evento, foi exibido vídeo produzido pela TV Câmara de NH, no qual a partir dos relatos do professor e historiador Paulo Daniel Spolier, e do curador da Fundação Scheffel, Ângelo Reinheimer, foi possível conhecer um pouco das ações que antecederam a emancipação e o papel dos principais personagens da conquista.  A Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo embalou a solenidade e reforçou a vocação musical do município que prezou desde os seus primórdios o canto coral e a formação artística.

Homenageados

Comandante do Executivo municipal de 1973 a 1977, Miguel Henrique Schmitz conduziu a cidade em um dos momentos mais prósperos economicamente, com a abertura de quase 600 novos estabelecimentos comerciais e aumento de 77% na geração de empregos. Foi da caneta dele que partiu a constituição da Fenac S/A no princípio do governo. Em seu pronunciamento, emocionado pela homenagem, disse que seu maior desafio como gestor foi ter vivenciado em sua administração um crescimento populacional expressivo – ao assumir o governo eram 80 mil habitantes e ao deixá-lo o número havia saltado para 120 mil. Segundo ele, as exigências eram gigantes, especialmente nas áreas de educação e infraestrutura. Atender a essa população que vivia o boom do desenvolvimento resultante das exportações do setor coureiro-calçadista marcou sua trajetória no Palácio Municipal. Após saudar os presentes, Miguel Schmitz revelou-se emocionado com a honraria e orgulhoso por ser o decano do grupo, elogiado por ele por ter contribuído para o crescimento da cidade. “Além de ter sido prefeito, também hoje sou Cidadão de Novo Hamburgo e isso eu levo no coração”, revelou.

No começo dos anos de 1990, Novo Hamburgo teve como chefe do principal posto do Executivo, Paulo Artur Ritzel, ladeado pelo vice Paulo Schüller. As dificuldades econômicas que atingiram a região à época devido a conjunturas nacionais e aos reflexos no setor coureiro calçadista levaram a cidade a se reinventar. “Eu tive a satisfação de ser prefeito desta linda e pujante Novo Hamburgo. Temos alguns problemas, mas estamos aqui para ajudar. Temos uma comunidade que luta e que vai auxiliar a cidade a crescer ainda mais”, destacou. Representante nos anos de 1989 a 1993, Ritzel parabenizou Finck pela solenidade e por reunir todos os ex-prefeitos em uma noite tão importante. “Meu avô fez parte da Comissão de Emancipação de Novo Hamburgo e convidou o sogro dele para ser o primeiro prefeito interino. Meu pai foi vereador na época em que não se ganhava nada e vinha aqui para trabalhar”, disse, ao explicar as ligações de sua família com a política hamburguense. 

Natural da cidade do noroeste gaúcho Ilópolis, Cleonir Bassani, prefeito interino em 2005 e vice-prefeito de 2001 a 2004, reconheceu ter sido adotado por Novo Hamburgo. Ele reforçou que não agradeceria a honraria em seu nome, mas lembrando todos aqueles funcionários da Prefeitura Municipal e da Câmara que abraçaram os desafios impostos pelas gestões. Bassani mencionou sua trajetória no Parlamento, quando composto a 14ª Legislatura, seu trabalho como servidor público municipal e relembrou de conquistas da comunidade, entre elas, o Prêmio Volvo do Brasil de Melhor Cidade em Trânsito. O município, de acordo com ele, desbancou a capital paulista na disputa graças aos esforços e envolvimento de vários segmentos da sociedade hamburguense.

Ex-prefeito que representou a cidade nos anos de 2009 a 2013, Tarcísio Zimmermann apontou que é muito grato a Novo Hamburgo. Contou que chegou à cidade em 1989, como educador popular e sindical. “O maior e mais prazeroso desafio que enfrentei na minha vida pública foi ser prefeito. Uma cidade é o que o povo faz dela. Eu me orgulho dos projetos que realizamos. O trem chegou, lançamos um grande projeto de saneamento básico, trouxemos 12 novas escolas de educação infantil, resolvemos graves problemas de urbanização, fizemos uma verdadeira revolução na área de saúde. Foi um novo paradigma que colocou condições para que os servidores pudessem atender com dignidade. Eu acredito no serviço público e quero que dure muito tempo e nunca seja questionado”, disse o ex-prefeito. Zimmermann lembrou que assumiu tarefas dolorosas em seu mandato. “Seria fácil lavar as mãos. Fiz um novo plano de carreira, adequado as condições do município, mas até hoje levo vaia por isso. Me orgulho que projetos que deixei estão sendo inaugurados ainda hoje, mas temos de lutar para recuperar espaços que perdemos”, salientou.

Parlamentar por quatro mandatos no Legislativo, o ex-vereador e guarda municipal Antonio Lucas falou sobre as similaridades e desafios vivenciados por ele e pelo também servidor Cleonir Bassani. Os dois políticos tiveram à frente do Executivo como prefeitos provisório e interino, respectivamente, após os eleitos não poderem tomar posse. Assim como Bassani, comentou a importância dos funcionários para auxiliá-los na desafiante tarefa a que foram submetidos. Agradeceu ao ex-prefeito que o antecedeu na administração e na tribuna durante a homenagem, Tarcísio Zimmermann, pelo apoio e parceria durante os três meses que comandou interinamente a cidade. Natural da cidade catarinense de Galvão, Antonio Lucas, quatro vezes presidente da Câmara, descreveu o contentamento em ter tido a oportunidade de indicar como Cidadãos de Novo Hamburgo pessoas que, assim como ele, nasceram em outras localidades, mas fizeram sua carreira e trajetória em solo hamburguense.

Dos cinco ex-prefeitos presentes, apenas Paulo Ritzel é natural de Novo Hamburgo. A contribuição de cidadãos de outros municípios que escolheram Novo Hamburgo para viver pautou parte da manifestação do presidente do Legislativo, Cristiano Coller (PTB), responsável pela condução do evento. 

Pronunciamento dos vereadores

Coller destacou seu orgulho de ser hamburguense e elogiou a comunidade, formada também por milhares de cidadãos de outras localidades, que ajudam, assim como os seus conterrâneos, o município a enfrentar desafios e se fortalecer. A contribuição deixada pelos ex-prefeitos, resultado de muito trabalho, conforme ressaltou o parlamentar, é percebida no desenvolvimento local. “Sinto-me orgulhoso, de nossa cidade, de nossas belezas, lugar de gente de bem, honesta e acolhedora, daqueles que nasceram aqui e de outros que adotaram a cidade como seu lar”, iniciou. Durante sua exposição, descreveu uma situação vivencia por ele e seus colegas de Parlamento, quando ocorreu uma homenagem ao vendedor Olinto Estevam da Silva, de 53 anos, apelidado de "Rei da Tapioca”, natural do Rio Grande do Norte, que vive em Novo Hamburgo há 10 anos e tem orgulho daqui, do bairro Boa Saúde que o acolheu, diferentemente de alguns cidadãos naturais da cidade.

Em seu pronunciamento, Gerson Pettefi (MDB), vereador com mais longa trajetória no Legislativo, relatou que por 35 anos dedicou sua vida à cidade, como servidor público, atuando como médico. Aos ex-prefeitos presentes, comentou que, excetuando Miguel Schmitz, trabalhou com todos ex-chefes do Executivo ali presentes. Baseado na fala do presidente do Legislativo, Peteffi mencionou a importância da resiliência para buscar arrumar aquilo que não está certo. “Novo Hamburgo está caminhando a passos largos para o centenário cada vez mais pujante, recuperando a sua força e prestígio, através da mudança da nossa matriz econômica”, disse o parlamentar.

Ao saudar os presentes na solene, a vereadora Lourdes Valim (Republicanos) mencionou todos os ex-prefeitos na tribuna de honra e falou que eles muito contribuíram para o crescimento de Novo Hamburgo. “É uma homenagem linda. Parabéns aos que defendem nossa cidade que logo estará completando 95 anos. Novo Hamburgo tem qualidades e defeitos, mas é aqui que escolhi para ser meu lar. É um lugar que sempre vou amar, defender e lutar pelo que acredito, seja como vereadora, cidadã ou como uma apaixonada por essa cidade e seu povo maravilhoso. Tem muito a ser conquistado. Para alcançar o futuro que queremos, não basta reclamar e criticar, precisamos nos unir, tanto Executivo, Legislativo, cidadãos, para acharmos soluções. Juntos somos mais", encerrou a parlamentar.


95 anos de Novo Hamburgo

Convidados

O vice-prefeito, Márcio Lüders, disse que é uma honra estar representando a prefeita Fátima Daudt e toda a Administração na solenidade. “É uma satisfação ver o quanto a cidade se desenvolveu ao longo do tempo. E agradecer aos vários prefeitos e gestores que a conduziram no decorrer dos anos e ajudaram a construí-la e torná-la pujante. Temos o desafio de levar Novo Hamburgo para o futuro. Todos nós fizemos a nossa parte para poder avançar cada vez mais com a cidade. Temos muito desafios pela frente", declarou ao apontar os caminhos até os 100 anos, com pujança e desenvolvimento. 

O comandante do  3º Batalhão de Polícia Militar da Brigada Militar (BPM), tenente-coronel Cilon Freitas da Silva, fez um breve apanhado da história do grupamento, que chegará a 130 anos em dezembro de 2022. Segundo ele, em 1968, o prefeito Alceu Mossmann cedeu a área na qual se instalaria o batalhão na avenida Coronel Travassos. “É uma satisfação representar aqui todos os policiais que estão hoje cuidando de toda nossa Municipalidade, a todos os que passaram por aqui, comandantes e policiais do dia a dia”, afirmou. Ele contou ser natural de Porto Alegre, mas que optou por Novo Hamburgo assim que se formou em 1995, ficando na cidade por dois anos. Em 2012, foi subcomandante e agora retorna à frente do comando. Ao término, parabenizou a cidade e seus cidadãos e frisou que a comunidade pode contar com a Brigada Militar, 24 horas por dia.

O reitor da Universidade Feevale, Cleber Cristiano Prodanov, destacou que falar de Novo Hamburgo é muito especial, principalmente para quem vem de fora. Uma cidade, segundo ele, tão pujante e empreendedora. “Também no dia 5 de abril a autorização do MEC para a Universidade vai completar 12 anos. É uma ligação umbilical que temos com essa cidade e comunidade. Pensar os 200 anos da imigração alemã, chegando os 100 anos do aniversário de Novo Hamburgo, é muito especial. Cidade de liderança, grande protagonista e farol para o desenvolvimento regional. Parabenizo a Câmara de Vereadores por dar o pontapé nas comemorações de aniversário. Fica uma reflexão de total apoio que a Universidade Feevale pode emprestar a esse município, que está na nossa origem”, disse Prodanov.

Assista a sessão solene na íntegra