Servidor se despede da Câmara e recebe homenagem em plenário

por Luís Francisco Caselani última modificação 31/10/2022 23h56
31/10/2022 – Após seis anos de dedicação e inúmeras contribuições para o bom andamento dos trabalhos parlamentares, o servidor Jonatha Cardoso encerrou seu ciclo profissional na Câmara de Novo Hamburgo na última quinta-feira, 27. Ele foi o primeiro técnico de TI do Legislativo e era responsável pelo suporte a todos os colaboradores. Aos 31 anos, ele deixa o cargo para assumir vaga de analista judiciário na área de tecnologia da informação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-4). Na presença de agora ex-colegas, Cardoso foi homenageado pelos vereadores durante a sessão desta segunda-feira, 31.
Servidor se despede da Câmara e recebe homenagem em plenário

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Convidado para usar a tribuna, o taquariense brincou que se tornou hamburguense justamente para ser servidor público. Nunca gostei da expressão ‘funcionário público’. Sempre gostei de dizer que sou ‘servidor público’, porque gosto da essência da palavra ‘servir’. Sempre procurei servir às pessoas, os colegas, os parlamentares. E, sempre que fiz meu trabalho com dedicação e esmero, inevitavelmente acabei ajudando alguém que está lá na ponta. Tenho certeza de que, nesta nova jornada que me espera, terei ainda mais oportunidades de servir à população, especialmente em uma área tão fundamental, relacionada ao trabalho. Mas quero deixar registrado meu imenso orgulho e alegria de ter feito parte do corpo de servidores desta Casa”, enfatizou.

Antes de tomar posse na Câmara, Cardoso já contabilizava passagem pelo Ipasem. Ao todo, são mais de 11 anos de serviços prestados ao Município. No Legislativo, teve papel destacado na adesão a plataformas de apoio ao processo legislativo, na constante modernização e atualização de equipamentos e softwares utilizados pelos servidores e na implantação dos sistemas de registro de presença e votação eletrônica nas sessões. Também atuou como membro adjunto na Comissão de Licitação e exerceu a função de pregoeiro.

No final de outubro, Cardoso conduziu duas oficinas sobre a implantação do Sistema de Apoio à Atividade Parlamentar (Saap) para servidores públicos de todo o país. Os eventos foram organizados pelo Interlegis, programa ligado ao Senado Federal, em parceria com a Escola do Legislativo hamburguense. O Saap, desenvolvido pelo próprio Interlegis, foi voluntariamente reformulado pelo profissional antes de sua implantação em Novo Hamburgo. Atualmente, diversas casas legislativas do país estudam a adesão à plataforma, que otimiza a gestão dos gabinetes parlamentares.

Congratulações e agradecimentos

Proponente do voto de congratulações ao ex-servidor, Raizer Ferreira (PSDB) fez questão de destacar que a Câmara deve muito ao trabalho desempenhado por ele. “Somos orgulhosos de termos servidores comprometidos para que esta Casa funcione, independentemente de quem ocupa os cargos de vereador. Obrigado pelos seis anos e sucesso na tua caminhada”, frisou.

Após a fala de Raizer, os outros 13 vereadores solicitaram a inclusão de seus nomes no requerimento de congratulações e deixaram suas mensagens de despedida. Eles também agradeceram o carinho de Cardoso, que entregou uma carta e um livro para cada parlamentar. “Para nós, foi uma honra e satisfação contar com o teu trabalho. Com certeza, seguirás tendo êxito, assim como tiveste aqui”, iniciou Ito Luciano (PTB).

Em uma área extremamente técnica, que a mim é muito áspera, tu trouxeste, com os teus conhecimentos, sempre aquela solução de que precisávamos. A implantação do Saap foi muito importante. Quero te parabenizar pela conquista nesse concurso. É um servidor exemplar que deixa a nossa Casa, mas que trará muita densidade ao serviço do Tribunal do Trabalho devido à sua postura ética e profissional”, continuou Gerson Peteffi (MDB).

Gustavo Finck (PP) lembrou o empenho do técnico de TI na proposição de melhorias para o andamento dos processos internos da Casa. Gostaria de agradecer todo o teu trabalho e dedicação. Lembro que, quando assumi, conversamos sobre a burocracia da Casa e tu sempre foste um competente funcionário, esclarecendo todos os problemas que poderíamos resolver. Obrigado por plantar a semente e que possamos implementar ainda este ano a assinatura digital. Tu foste um dos principais impulsionadores dessa ideia”, ressaltou.

Você desenvolveu a atualização de ferramentas tecnológicas que ajudam muito a instrumentalizar o trabalho parlamentar. Além disso, foi sempre comprometido com a qualidade do serviço público”, salientou Enio Brizola (PT). “Foi de grande valia o que fizeste pela Câmara, sempre educado, humilde e respeitoso. Só nos resta enaltecer e parabenizar. Tua passagem engrandeceu esta Casa”, sublinhou o vice-presidente Fernando Lourenço (Avante).

Além do impacto profissional de Cardoso, a vereadora Tita (PSDB) falou sobre sua admiração pela pessoa que atendia a todos indistintamente. És merecedor dessa conquista, pelo teu esforço, trabalho e competência, mas principalmente pelo ser humano maravilhoso que és”, celebrou. O Jonatha sempre mostrou sua inteligência, colocando-a em prática de maneira muito prestativa. Desejo sucesso na tua jornada e que possamos te encontrar novamente ao longo da tua caminhada”, completou Felipe Kuhn Braun (PP).

Fico feliz por você ter passado em outro concurso, mas lamento perdermos um ótimo servidor. Sucesso no seu novo trabalho”, finalizou o presidente da Casa, Cristiano Coller (PTB).