Seminário de Desenvolvimento Econômico será realizado dia 1º de setembro

por Tatiane Souza última modificação 20/07/2022 14h11
15/07/2022 – A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, e o vereador Raizer Ferreira (PSDB), que também está envolvido na organização do 4º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo, fizeram uma visita ao Instituto Senai de Tecnologia em Calçado e Logística de Novo Hamburgo na última sexta-feira, 15. O objetivo foi convidar a entidade para participar do evento como parceira e na condução de um painel e de um case. O evento será realizado ao longo do dia 1º de setembro e poderá ser acompanhado no Plenário da Câmara, pelo Youtube da TV Câmara, portal institucional e Facebook da Câmara Municipal de Novo Hamburgo.
Seminário de Desenvolvimento Econômico será realizado dia 1º de setembro

Foto: Tatiane Lopes/Mizael Tobias/CMNH

A reunião foi realizada com a coordenadora de Tecnologia, Danieli Ledur Kist; a coordenadora Pedagógica, Andrinéia Collar, o coordenador técnico de Educação Profissional, Alexandre Costa; e o gerente de Operações, Rodrigo Ourives. Maria Carolina fez uma contextualização dos objetivos e de outras edições do evento, bem como o foco deste ano: a preparação do jovem para o mercado de trabalho. 

Os integrantes do Senai mostraram e explanaram sobre diversas ações que realizam em conjunto com o Sesi e a Prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, e conduziram o vereador e a servidora por uma visita pela instituição, apresentando alguns dos projetos desenvolvidos e os laboratórios. Os dirigentes do Sesi acreditam que podem trazer boas contribuições ao Seminário. Eles contaram que, atualmente, 453 alunos do 9º da rede municipal de ensino, por exemplo, estão sendo qualificados em três cursos diferentes oferecidos pela instituição e serão certificados até o final do ano. Segundo registros internos, 80% deles acabam ficando na indústria. “Os alunos não tem interesse de virem para esse ramo. A indústria reclama que não tem pessoal suficiente para trabalhar. Daí, pegamos esse aluno e mostramos novos horizontes, despertamos nele esse interesse”. 

Raizer Ferreira destacou que Novo Hamburgo possui uma indústria pujante e interessada em valorizar o colaborador porque cada vez mais vai ficar difícil chamar a atenção dos jovens para esta área. "No Seminário queremos mostrar tudo o que pode ser oferecido no ramo industrial e comercial, o potencial que temos nesta cidade. O Sesi pode vir falando o que promove. E o Município mostrando o que está oferecendo. E assim vamos falando das atividades de cada instituição e entidade participante”, apontou o parlamentar.  

Na tarde desta terça-feira, 19, o grupo organizador do Seminário se reuniu mais uma vez na sede do Legislativo e decidiu que a 4ª edição do evento será realizada ao longo do dia 1º de setembro.

 

Saiba mais sobre as edições passadas do Seminário de Desenvolvimento Econômico de  Novo Hamburgo

 Resumo da última edição do Seminário