Seminário de Desenvolvimento Econômico: Evento será realizado dia 14 de novembro e terá foco no mercado de trabalho

por Tatiane Souza última modificação 16/10/2023 23h46
16/10/2023 – A sede do legislativo hamburguense foi palco, na manhã da última quarta-feira, 11, de uma reunião conduzida pelo presidente da Comissão de Competitividade, Economia, Finanças, Orçamento e Planejamento (Cofin), vereador Raizer Ferreira (PSDB), em conjunto com a diretora da Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich, Maria Carolina Hagen. O encontro, que contou com a participação de diversos parceiros de entidades, teve como objetivo estruturar os próximos passos do 5º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. O evento está agendado para o dia 14 de novembro, uma terça-feira, e será realizado nas dependências da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL).
Seminário de Desenvolvimento Econômico: Evento será realizado dia 14 de novembro e terá foco no mercado de trabalho

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

O seminário tem como objetivo principal aprofundar os temas discutidos na edição anterior, que ocorreu de forma híbrida em 2022 e abordou o tema “O Mundo do Trabalho e as Juventudes: desafios e oportunidades do ponto de vista de empresários e jovens”. Além disso, o evento terá um foco significativo na combinação de palestras com oportunidades de capacitação e emprego para os jovens da região. 

“Esse seminário não é formado só pelas ideias dos vereadores, mas também de entidades e instituições de ensino da nossa cidade. É de extrema importância nos envolvermos e tentarmos entender os processos que acontecem. São muitas informações e reflexões: perspectivas na área de comércio e indústria, o que promete o cenário econômico do país, estado e cidade. Precisamos trazer a informação mais resumida para a nossa realidade. Neste ano, focamos no assunto emprego. Muitas pessoas precisam de emprego. Em muitas empresas sobram vagas. Tem uma dissonância aqui, o que está faltando? Precisamos entender”, destacou o parlamentar. 

A proposta é alcançar estudantes do 3º ano do ensino médio e da Educação de Jovens Adultos (EJA), de forma a ouvir suas necessidades e perspectivas. A ideia principal gira em torno de criar dois painéis distintos, um direcionado para as necessidades dos jovens em relação ao mercado de trabalho e outro focado nos empresários que precisam adequar a cultura das empresas para atrair os jovens estudantes. 

Diretora da Escola, Maria Carolina frisa que o intuito é inspirar por meio de casos de sucesso de empresários e também permitir que os gestores compreendam melhor o perfil dos jovens inseridos no mercado de trabalho. “O evento busca, portanto, promover um elo entre esses dois grupos, contribuindo para o desenvolvimento econômico de Novo Hamburgo”, afirma. 

Outra novidade do seminário é a elaboração de um edital de credenciamento para as entidades. O documento permitirá que os parceiros do evento tragam ofertas de capacitação em trabalho e emprego, enriquecendo ainda mais a experiência dos participantes. 

A realização do Seminário de Desenvolvimento Econômico é uma empreitada coletiva que conta com a participação ativa de diversos representantes da comunidade, instituições e entidades, incluindo Carlos Kranz da CDL-NH; Jocemar Demenesch, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); Mieli Natalio da faculdade Ftec-NH; Ana Rita Ferreira Schenkel da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo; Cinara Vila, procuradora do município de Novo Hamburgo; e Bruna Dill Bernardo, assessora parlamentar do vereador Raizer Ferreira. 

O seminário 

Criado em 2018 em uma iniciativa da Comissão de Finanças da Câmara, presidida à época pelo vereador Enio Brizola (PT), o Seminário de Desenvolvimento Econômico foi idealizado com o objetivo de discutir o cenário internacional, identificar riscos e oportunidades e projetar a construção de um ambiente que favorecesse o empreendedorismo e a inovação produtiva na cidade. Repetido no ano seguinte, mas cancelado em 2020 devido à pandemia, a atividade foi incorporada ao calendário oficial de eventos do Município em 2021. 

*Texto de Gabriela Thurow, estagiária de jornalismo na Escola do Legislativo Vereador Sergio Luis Hanich da Câmara.