Secretário de Segurança e diretor da Guarda participam de reunião da Coseg

por Tatiane Souza última modificação 22/07/2022 13h16
22/07/2022 – O secretário de Segurança Pública de Novo Hamburgo, Roberto Jungthon, e o diretor da Guarda Municipal, Sergio Ricardo Carvalho, participaram na tarde desta quarta-feira, 20, da reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara (Coseg). O secretário deu continuidade aos esclarecimentos prestados na tribuna da Câmara na sessão de segunda-feira, dia 18, sobre o curso de formação, o estágio de qualificação profissional que os agentes realizam e os procedimentos para a obtenção de porte de arma. Um grupo de aprovados no último concurso da corporação também esteve presente e fez diversos questionamentos sobre quando os novos agentes serão chamados. A Coseg é formada pelo presidente Gustavo Finck (PP), o relator Inspetor Luz (MDB) e o secretário Felipe Kuhn Braun (PP).
Secretário de Segurança e diretor da Guarda participam de reunião da Coseg

Foto: Mizael Tobias/CMNH

Representando os aprovados no concurso, Patrick Vagner da Silva salientou que só houve um chamamento, em 2019, e que o concurso está vigente até 2023. O secretário respondeu que tem muito interesse em chamar nova turma, mas que enfrenta questões financeiras. Ele apontou a diminuição com a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) como o ponto de maior impedimento.

Os aprovados cobraram que, desde 2019, o diálogo teve de ser intermediado pelos vereadores. “Com o Executivo, tínhamos dificuldade em obter informações. Pedimos um esforço máximo para viabilizar essas convocações”, sinalizou Silva.

Jungthon destacou que, em 2017, o efetivo era de 220 agentes e que, de lá para cá, o número só diminuiu. “Se há alguma lacuna de comunicação, precisamos identificar o que é. A fonte primária da informação é o Executivo”, disse, ao garantir maior transparência ao processo. O secretário também apontou que tentará viabilizar chamamentos de 30 em 30 aprovados. “O esforço existe e está registrado em uma série de ações realizadas para agilizar o chamamento”, finalizou. 

O secretário foi novamente questionado sobre o curso de formação e o estágio de qualificação profissional que os agentes realizam, bem como sobre os procedimentos para a obtenção de porte de arma. Na sessão de segunda-feira, 18, ele participou da sessão e fez diversos esclarecimentos. Leia a matéria na íntegra.

Projeto que cria Junho Violeta recebe parecer favorável da Coseg 

O PL nº 51/2022, de Gustavo Finck, que institui no município a campanha Junho Violeta, destinada à conscientização, enfrentamento e prevenção à violência contra a terceira idade, recebeu parecer favorável da Coseg. O objetivo da ação é chamar a atenção da população para o problema, detalhar os diferentes tipos de violação de direitos e estimular a prática da denúncia. Na justificativa, Finck explica que a violência se apresenta de diversas formas (física, institucional, financeira, psicológica, verbal e sexual) e também se manifesta por meio do abandono e da negligência, caracterizada pela falta de cuidado quanto a necessidades básicas como alimentação e moradia. 

Para a concretização da campanha Junho Violeta, o projeto determina a realização de eventos, palestras e encontros comunitários, a veiculação de campanhas publicitárias, a divulgação de boas práticas no trato com a pessoa idosa, a disseminação da legislação protetiva, a iluminação de espaços com a cor violeta e o fortalecimento das entidades civis voltadas à defesa de direitos da terceira idade.

O que são as comissões?

A Câmara conta com oito comissões permanentes, cada uma composta por três vereadores. Essas comissões analisam as proposições que tramitam pelo Legislativo. Também promovem estudos, pesquisas e investigações sobre temas de interesse público. A Lei Orgânica Municipal assegura aos representantes de entidades da sociedade civil o direito de participar das reuniões das comissões da Casa, podendo questionar seus integrantes. As comissões permanentes se reúnem semanalmente na sala Sandra Hack, no quarto andar do Palácio 5 de Abril.