São José dá sequência às comemorações dos 90 anos em homenagem na Câmara
“Fundado em 7 de setembro de 1934, o São José teve em sua história a colaboração especial de três gerações da família Berlitz. O terreno onde hoje fica o Estádio Benno Berlitz, por exemplo, foi uma doação do próprio e de sua esposa Frida. O filho do casal, Gilberto, foi atleta do clube nas décadas de 70, 80 e 90, e o neto Marcelo é presidente desde 2020”, narrou Fernando, que também enalteceu o trabalho social desenvolvido pela instituição.
“Com um projeto para mais de 90 crianças da região, no qual oferece treinos, lanches e espaço para atividades no contraturno escolar, o clube alça novos caminhos, traz novos adeptos e consolida cada vez mais sua importância dentro da comunidade local”, frisou. Ao final de sua fala, o vereador comentou ainda sobre a final do Campeonato Municipal Master, realizada no último domingo no Estádio do Vale. Em atuação impecável, o São José derrotou o Veterano, de Canudos, por 4 a 0 e conquistou o título do torneio, voltado para atletas com 50 anos ou mais.
Fernando Lourenço destacou a satisfação em ver os clubes crescendo e se desenvolvendo no município, principalmente os projetos sociais nas comunidades. “Sei que há muita gente envolvida na construção do clube, é uma agremiação extremamente importante, que estende a mão aos que realmente querem estar lá praticando esporte. Esporte é saúde e tira as pessoas da fila da UPA”, falou.
Ito Luciano (Podemos) também se pronunciou durante a homenagem ao clube São José e ressaltou que já foi presidente da entidade. “São José tem uma história no futebol. Vocês estão recebendo esta pequena homenagem porque são guerreiros. Precisa ter coragem e amor para enfrentar as dificuldades. Parabéns! Que logo o clube possa ser um grande representante de Novo Hamburgo no futebol profissional”, desejou.
Vladi Lourenço (Podemos) também parabenizou a agremiação pelos 90 anos de uma brilhante história. Ricardo Ritter – Ica (MDB) mencionou a alvorada festiva realizada no sábado, dia 7 de setembro. Ele lembrou que o clube tem uma história respeitada em Novo Hamburgo. “Precisamos manter o São José de pé, com bom futebol e bons projetos, para revelarmos, no futuro, grandes jogadores”, disse.
Conforme Darlan Oliveira (MDB), o clube também é um local de reunião familiar e realiza um trabalho exemplar com crianças e adolescentes através dos projetos sociais. “É uma honra estar com essa turma aqui e ter participado do evento no sábado, dia 7”, salientou.
Raizer Ferreira (PSDB) destacou o trabalho realizado. E desejou que a diretoria siga firme e forte trabalhando para que a trajetória de conquistar. O presidente da Casa, Gerson Peteffi (MDB), finalizou a fala dos parlamentares desejando vida longa ao clube.
Representando a diretoria do Clube São José, o presidente do conselho Edgar Calgaroto usou a tribuna e agradeceu a homenagem. O dirigente destacou pontos importantes da sua trajetória de vida que, rememora, se mesclam com a do clube. “Noventa anos de história não é pra qualquer um. Representa a superação de muitas dificuldades”, disse. Ele lembrou que o clube sobrevive dos jogos de sábado de tarde e dos rendimentos da copa, por isso depende muito da ajuda de toda a comunidade. “Cultura e esporte são a esperança que temos na vida. A festa do dia 7 de setembro é uma tradição e faremos de tudo para que sempre seja mantida. Estamos muito felizes por esta homenagem. Aos vereadores, meu agradecimento. Vocês têm meu respeito, carinho e admiração. À diretoria e a todos que amam o São José, a minha eterna gratidão”, finalizou.