Rua no bairro Canudos levará o nome de Eva Schmitz

por Luís Francisco Caselani última modificação 03/05/2021 23h08
03/05/2021 – Os vereadores de Novo Hamburgo voltaram a aprovar por unanimidade nesta segunda-feira, 3, proposta assinada por Ricardo Ritter (PSDB) que homenageia a contabilista Eva Schmitz indicando seu nome a uma via pública no bairro Canudos. O logradouro escolhido tem início na rua José Plácido de Castro, seguindo em direção leste até a rua Bartolomeu de Gusmão, sendo a primeira via paralela ao norte da rua Sapiranga. Com a decisão, o projeto de lei segue agora para sanção da prefeita Fátima Daudt.
Rua no bairro Canudos levará o nome de Eva Schmitz

Foto: Tatiane Lopes/CMNH

Natural de Novo Hamburgo, Eva atuou na área contábil em sociedade com os profissionais Moacir Ramos da Costa e Nilo Hoffmann. Também trabalhou na empresa Calçados Vanusa e, envolvida no cenário político municipal, fez parte da trajetória parlamentar da primeira vereadora mulher de Novo Hamburgo, a advogada Sandra Hack. Eva faleceu em outubro de 2010, aos 71 anos, e deixou seu corpo como doação para estudos acadêmicos na Universidade Feevale.

Leia na íntegra o Projeto de Lei nº 16/2021.

Para o projeto virar lei

Para que um projeto se torne lei depois de aprovado em segunda votação, ele deve ser encaminhado à Prefeitura, onde poderá ser sancionado e promulgado (assinado) pela prefeita. Em seguida, o texto deve ser publicado, para que todos saibam do novo regramento. Se o documento não receber a sanção no prazo legal, que é de 15 dias úteis, ele volta para a Câmara, que fará a promulgação e ordenará sua publicação. Quando isso ocorre, é dito que houve sanção tácita por parte da prefeita.

Há ainda a possibilidade de o projeto ser vetado (ou seja, rejeitado) parcial ou totalmente pela prefeita. Nesse caso, o veto é analisado pelos vereadores, que podem acatá-lo, e então o projeto não se tornará lei, ou derrubá-lo, quando também a proposta será promulgada e publicada pela Câmara.

registrado em: