Repasse de R$ 1 milhão da Câmara vai ser utilizado para combate à pandemia
O secretário de Saúde, Naasom Luciano, enalteceu a atitude da Câmara, não só pela quantia repassada, mas pela demonstração de solidariedade e de harmonia entre os poderes, conforme preconiza a Constituição. O gestor falou sobre o momento mais difícil da pandemia e de todo o trabalho realizado. “Nossos funcionários da saúde estão esgotados física e psicologicamente. A sociedade em geral também atravessa inúmeras dificuldades econômicas e psicológicas. Por isso, acredito que somente a união e o esforço de todos nos darão condições de minimizar os efeitos dessa pandemia e de termos perspectivas de dias melhores.”
Para o presidente do Legislativo, Raizer Ferreira (PSDB), a transferência de valores é apenas uma parte do que se pode fazer enquanto vereador para auxiliar a sociedade. “Executamos nosso orçamento da forma mais exígua possível, revendo prioridades com o intuito de possibilitar esse aporte financeiro. Estamos atuando também em outras frentes, aprovando legislação necessária para uma possível aquisição de vacinas e acompanhando outras demandas da população nas ruas.” Além dos integrantes da Mesa Diretora, Gerson Peteffi (MDB), vice-presidente; Cristiano Coller (PTB), primeiro-secretário; e Tita (PSDB), segunda-secretária, estiveram presentes os vereadores Darlan Oliveira (PDT), Enio Brizola (PT), Ito Luciano (MDB), Lourdes Valim (Republicanos) e Vladi lourenço (PSDB).
Ao relatar a angústia dos pacientes infectados pelo vírus, pela dificuldade de conseguirem respirar, Fátima Daudt enfatizou a necessidades de investimentos para que todos possam ter o melhor atendimento possível. “Só nos primeiros meses deste ano, foram R$ 14 milhões. Esse recurso é muito bem-vindo e um ótimo exemplo para o estado inteiro. É uma luta diária, mas estamos conseguindo atender a todos, inclusive aqueles oriundos de hospitais particulares, que estão com capacidade esgotada.” A prefeita também fez um alerta para a quantidade de fake news sobre a doença e de pessoas que não respeitam os protocolos sanitários.
Sobre a imunização, ela garantiu que o município está participando de todas as frentes possíveis para a aquisição de mais doses. “O que a maioria quer é se vacinar, trabalhar e poder voltar a viver como antes. Precisamos lutar por mais vacinas. Vai passar! Desde que todos tenham bom senso e continuem cuidando de si e dos outros”, finalizou.
Sobre o repasse
O montante, oriundo do duodécimo da Câmara nos três primeiros meses do ano, já foi depositado para a Prefeitura. Por indicação dos vereadores, a quantia deve custear ações para o enfrentamento à Covid-19, no pior momento da pandemia em todo o país. Em reunião com os parlamentares realizada no dia 1° de março, o secretário da Saúde, Naasom Luciano, demonstrou preocupação com a manutenção dos atendimentos no Centro Covid devido à ausência de novos recursos. Na ocasião, os parlamentares concordaram em auxiliar a administração municipal.