Rede Lilás se reúne para traçar ações de combate à violência doméstica em Novo Hamburgo

por Tatiane Souza última modificação 26/01/2024 16h06
26/01/2024 – A primeira reunião da Rede Integrada Laço Lilás de 2024 foi realizada nesta quinta-feira, 25, no Plenarinho da Câmara. O objetivo do encontro foi começar a programar as ações do Dia da Mulher, em março, e do Agosto Lilás, mês de enfrentamento às diversas formas de violência de gênero. Também estão em formatação rodas de conversas, exposições artísticas, encontros de mães de filhos autistas, realização do Domingo por Elas nos bairros e mutirões para doação de sangue e cadastro de medula óssea.
Rede Lilás se reúne para traçar ações de combate à violência doméstica em Novo Hamburgo

Foto: Jaime Freitas/CMNH

A revisão do fluxo de violência em Novo Hamburgo e a articulação para trazer para o município a Casa da Mulher Brasileira – centro humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica – nortearam o debate. Programa do Governo Federal, a Casa reúne em um mesmo espaço o Juizado Especial da Mulher; a Promotoria; a Defensoria Pública; a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher; o alojamento de passagem; brinquedoteca; apoio psicossocial; e capacitação para a autonomia econômica da vítima. A ideia é que, até 2025, cerca de 30 unidades sejam instaladas – uma em cada capital e outras em regiões estratégicas do país.

Participaram a procuradora especial da Mulher, vereadora Lourdes Valim (Republicanos), e seu gabinete; a Patrulha Maria da Penha, representada pela capitã Carine Reolon e pelos soldados Daniela Peixoto e Marcelo Silva; a coordenadora de gabinete da vereadora Tita, Alessandra da Rosa; a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Viva Mulher, Elis Regina Evaldt; a coordenadora de Saúde da Mulher, Jéssica Mazzilli; a representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), advogada Isadora Cunha; e a servidora da Casa Tatiana Sofia.