Rede Lilás retomará Domingo por Elas no começo de dezembro

por Maíra Kiefer última modificação 11/11/2021 20h05
10/11/2021 – O silêncio presente em muitas famílias que vivem a violência doméstica pode ser interrompido com acesso a orientações adequadas sobre os órgãos que prestam socorro às vítimas. Esse ambiente de acolhimento às mulheres e de divulgação de informações será proporcionado no dia 5 de dezembro, das 14h às 17h, no bairro Santo Afonso, com a retomada do Domingo Por Elas. Realizado por duas edições pela Rede Integrada Laço Lilás e suspenso em virtude da pandemia, o evento e seus preparativos foram debatidos na segunda, 8, em reunião realizada no Legislativo hamburguense.
Rede Lilás retomará Domingo por Elas no começo de dezembro

Crédito: Maíra Kiefer/CMNH

Além dessa ação, entrou na pauta do encontro a programação para os 16 Dias de Ativismo contra a Violência Relacionada ao Gênero, que terá início em 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da violência contra a Mulher, e se encerra em 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos. Campanha internacional propagada há 30 anos por ativistas do Women’s Global Leadership Institute, em Novo Hamburgo, a ação será iniciada com a divulgação pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) de dados da violência doméstica. As estatísticas serão trazidas a público na Praça do Imigrante, às 16h.

Para o dia 6, está previsto também o lançamento da Campanha Laço Branco, ação proposta pela Coordenadoria das Políticas Públicas para Mulheres, cuja intenção é envolver homens na luta pelo fim das agressões e desrespeito às cidadãs. Outro tema abordado pelo grupo foi a atualização do fluxograma de atendimento da Rede Integrada Laço Lilás e sua divulgação adequada para auxiliar as vítimas. Os assuntos foram tratados pela Procuradora Especial da Mulher, Semilda Tita (PSDB); pela vereadora Lourdes Valim (Republicanos); por Carolyne Andersson, servidora responsável pela Procuradoria da Mulher; pela estagiária de Direito, Júlia Huhnfleisch; pela professora Ronalisa Torman, do projeto de extensão Laços de Vida (Feevale); por Roberta Frank, da Secretaria de Saúde; por Michelly Schumman, da Comissão da Criança e Adolescente da OAB; e por Rubia Goetz e Katia Pedrollo, da Unidade Municipal de Gestão de Programas de Prevenção a Violência (UGPPV), e pela advogada Francieli Oliveira Leite, do escritório de advocacia de Cláudia Petry.

Laço Lilás

Criada em 2017, a Rede Integrada Laço Lilás reúne entidades voltadas para o atendimento a vítimas de violência de gênero. O grupo tem como meta fazer Novo Hamburgo recuar na lista de líderes de ocorrências no estado. Com encontros promovidos na sede do Legislativo e organizados pela Procuradoria Especial da Mulher, a rede é composta pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, Brigada Militar, Patrulha Maria da Penha, Centro de Referência e Atendimento Creas/Viva Mulher, Núcleo de Apoio aos Direitos da Mulher (Nadim) e Laços de Vida, ambos da Feevale, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (Comdim) e dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI), Comissões da Mulher e da Criança e Adolescente da OAB/NH, Conselho Tutelar, Guarda Municipal e coletivos. 

Domingo por Elas

A programação do Domingo por Elas inclui orientações sobre os procedimentos em caso de violência doméstica e os serviços oferecidos pelas entidades integrantes da Rede Laço Lilás, além de avaliações de saúde bucal, cortes gratuitos de cabelo, brinquedos, atividades recreativas, brechó solidário e atendimentos básicos de saúde.