Rede Integrada Laço Lilás define detalhes dos eventos Domingo por Elas
A procuradora especial da Mulher, vereadora Tita (PP), sinalizou que percebe o quanto as mulheres temem ir à delegacia buscar socorro, por receio das consequências do registro da queixa na vida do agressor por manterem vínculos com ele e do modo como serão recebidas pelos profissionais. Como em Novo Hamburgo já existe Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), como lembraram as advogadas Claudia Maria Petry e Mara Eliane Peruffo da Silveira, existe uma atenção especial à denunciante. O atendimento só não é especializado nos finais de semana, mas as vítimas podem procurar auxílio da mesma forma. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Paula Michele da Silva, apontou a necessidade de se buscar tratar o agressor para que ele não cometa novos crimes. As participantes comentaram o trabalho realizado nesse enfoque pela Justiça Restaurativa e as tratativas da Deam, Procuradoria da Mulher e Trensurb, capitaneadas pela delegada titular Raquel Peixoto, de acrescentar ao escopo de serviço de um novo espaço de acolhimento na estação Novo Hamburgo a implantação de projetos de grupos reflexivos voltados aos homens.
Detalhes do evento de julho
Por sugestão das participantes, foram definidas as estratégias de divulgação do evento. A ideia é que os materiais gráficos sejam distribuídos na Unidade de Referência em Assistência Social (URAS), localizado na Praça CEU, e nas UBS, assim como nas escolas da região oeste. Na abertura da atividade, representantes da Rede Integrada Laço Lilás devem esclarecer ao público o objetivo da ação e quais os atendimentos serão disponibilizados.
Para a ocasião, está sendo elaborado um folder com os caminhos que levam a vítima ao atendimento adequado. A servidora da Câmara, Carolyne Andersson, exibiu o material para a coordenadora de gabinete da vereadora Tita, Liliane Machado Kasper; a coordenadora das Políticas Públicas para Mulheres de Novo Hamburgo, Eliana Benkenstein; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Paula Michele da Silva; a conselheira tutelar da 1ª região, Tassi Wilborn; a conselheira tutelar da 2ª região, Andiara Zanella; a representante da Igreja Luterana do Primavera, Claudete Schneider; a secretária adjunta do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Mara Eliane Peruffo da Silveira, e as advogadas Claudia Maria Petry de Faria e Ligia Beatriz Galaschi, as três últimas integrantes da OAB/NH.
Local da atividade
Situado na rua do Bosque, s/nº, o CEU possui quadras esportivas, área de jogos, salão, playground, equipamentos de ginástica e quadra coberta. Ele integra, em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Rede Integrada Laço Lilás
A proposta do grupo é trabalhar a prevenção, ampliar e aprimorar seus serviços e fazer com que Novo Hamburgo deixe de ser uma das cidades com o maior número de ocorrências de violência contra a mulher no Estado.