Psicóloga explica funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação porte IV

por Tatiane Souza última modificação 10/08/2022 19h53
10/08/2022 – Membro do Grupo Solução em Gestão, organização responsável pela administração de cinco unidades de saúde em Novo Hamburgo, a psicóloga Priscila Severo utilizou a tribuna da Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 10, para apresentar o Centro Especializado em Reabilitação porte IV e seus projetos. O CER foi inaugurado em 28 de março de 2020 e já realizou, até o final do ano passado, 147 mil atendimentos – uma média de 7 mil por mês. Ele atende a 42 municípios da região. “Realmente é um espaço de recomeço para as pessoas”, destacou.
Psicóloga explica funcionamento do Centro Especializado em Reabilitação porte IV

Foto: Maíra Kiefer/CMNH

A psicóloga destacou que é um centro porte IV porque atua nas quatro modalidades de reabilitação: visual, auditiva, física e intelectual. “Para isso, contamos com uma equipe de 53 colaboradores, entre médicos, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, nutricionistas, técnicos em enfermagem, pedagogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. 

Para ter acesso ao centro, Priscila explicou que o encaminhamento se dá na Unidade Básica de Saúde referência do paciente para Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde. Segundo ela, o trâmite é rápido e leva em torno de uma semana. Ela explicou, ainda, que o centro é administrado pelo Estado, exclusivamente pelo Sistema de Regulação do Estado do Rio Grande do Sul (Sisreg). 

O CER IV é referência para 42 municípios, como Taquara, Parobé, Riozinho, Rolante, Sapucaia, São Francisco de Paula, entre outros. Em Novo Hamburgo, conforme a colaboradora, o centro atua em todas as áreas de reabilitação. “O usuário é a nossa prioridade. Trabalhar a sua autonomia para que ele possa ser reinserido na sociedade em plenas condições”, disse. Ela também salientou o atendimento humanizado dado também aos seus familiares. “O paciente é acolhido e avaliado de forma integral. E a família também recebe atenção especial pelo Núcleo de Atendimento Familiar (NAF). 

Projetos realizados 

Priscila apresentou o projeto TEAcolhe do governo do estado. A iniciativa busca organizar, fortalecer e qualificar o atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e seus familiares. Também falou sobre a ação Pátria Voluntária, na qual são disponibilizados mais de 10 mil cestas básicas no município de Novo Hamburgo e região, e também sobre o Acessuas, com a capacitação e qualificação ao mercado de trabalho a mais de 1900 pessoas. Outras questões abordadas foram os estudos em gameterapia e legoterapia que têm tido ótimos resultados com os autistas. 

O Centro Especializado em Reabilitação está localizado na Rua João Daniel Hillebrand, n° 2200, bairro Rondônia, Novo Hamburgo. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. 

Saiba mais

Siga no Instagram

Tribuna Popular

Durante as sessões ordinárias, pessoas previamente inscritas também têm direito à fala, por meio do expediente da Tribuna Popular. As inscrições devem ser realizadas junto à Secretaria da Câmara, no terceiro andar do Palácio 5 de Abril, a partir do preenchimento de uma solicitação. As datas serão estabelecidas conforme disponibilidade de agenda.