Projeto Vereador Mirim recebe alunos da escola Eugênio Nelson Ritzel
A relatora da Comissão de Educação da Câmara, vereadora Tita (PP), recepcionou os alunos dialogando sobre a participação cidadã dos jovens. “É importante saber desde a adolescência que vocês devem participar da política do bem, ajudando as pessoas e fazendo valer os impostos. Prestem bastante atenção em tudo que será dito aqui. Tudo isso somará na vida de vocês”, ressaltou. Morador do bairro Diehl, Gabriel Chassot (Rede) destacou a indicação de emendas orçamentárias em prol de melhorias na escola e reiterou as possibilidades de iniciação ao universo político que a iniciativa proporciona. “Vocês terão uma eleição entre vocês, e isso é bom. Nós já estamos entrando em uma idade avançada. Precisamos da entrada dos jovens na política”, completou.
A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, fez uma apresentação sobre a importância da participação dos jovens na política, o funcionamento do Parlamento no âmbito do Município, além de exibir um vídeo institucional trazendo detalhes do projeto. “O nosso objetivo é mostrar a vocês como funciona a Câmara Municipal e como se desenvolvem as relações entre o poder público e a sociedade, apresentando o papel do vereador e sua importância para a comunidade”, destacou. A diretora explanou sobre o que é cidadania e ainda fez perguntas gerais aos estudantes. Uma delas foi sobre o que são bens públicos, dando oportunidade a todos que quisessem se manifestar. A aluna Stephany, 11 anos, respondeu que "bens públicos são escolas e hospitais". Maria Carolina ainda ressaltou a necessidade de se preservar os bens públicos, mostrando que as cadeiras onde os alunos estavam sentados são patrimônio da sociedade.
O assessor técnico pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Dionísio Felipe Hatzenberger, fez uma pequena palestra sobre a origem do homem e a importância de se viver em sociedade. “O ser humano é um ser social. Ninguém consegue viver sozinho, isolado de tudo e de todos. O homem só evoluiu porque aprendeu a cooperar e a dividir tarefas. Precisamos uns dos outros e, o mais importante, precisamos saber conviver uns com os outros, saber que temos direitos, mas também temos muitos deveres. E a vida em sociedade passa pela política, é por meio dela que muitas coisas acontecem, como a construção de escolas, estradas, parques e praças, por exemplo”, explicou.
Após as apresentações, que aconteceram no Plenário da Câmara, onde acontecem as sessões na presença de vereadores, os estudantes fizeram uma visita guiada pelos setores, gabinetes parlamentares e receberam exemplares da segunda edição da Revista do Vereador Mirim e da Carta de Serviços ao Cidadão, material da Câmara de Novo Hamburgo que informa como acessar serviços e quais são seus compromissos e padrões de atendimento.
O Projeto Vereador Mirim busca contribuir para a formação da cidadania e para o conhecimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira. Ao longo do ano, sete escolas municipais trabalharão material didático em sala de aula, a partir de uma iniciativa conjunta da Câmara de Novo Hamburgo com a Smed. A primeira etapa do Projeto Vereador Mirim, que chega em 2019 a sua terceira edição, compreende uma palestra no Plenário da Câmara, seguida de visitação guiada pelos diferentes ambientes do Palácio 5 de Abril, estreitando os laços entre os jovens e o Legislativo hamburguense.
Estágios do projeto
Após a participação das sete escolas na etapa de palestras, terá início a fase nas escolas, na qual o material pedagógico elaborado pela comissão de apoio, formada por servidores da Casa e da Smed, é trabalhado em sala de aula, culminando na eleição dos vereadores mirins.
Cada escola possui autonomia para definir seu processo eleitoral e eleger dois representantes e um suplente. Em seguida, é realizada uma cerimônia de diplomação. Por fim, os vereadores mirins se reúnem no Plenário Luiz Oswaldo Bender e apresentam seus projetos, requerimentos, indicações e pedidos de providências solicitando melhorias para suas escolas, seus bairros e o Município como um todo.
A novidade neste ano será a oficina de capacitação destinada aos professores responsáveis pela proposta nas escolas. “O intuito é que eles estejam melhor preparados para auxiliar os alunos no momento da elaboração das proposições legislativas, que serão apresentadas na Sessão do Vereador Mirim , prevista para 29 de outubro”, explicou a diretora Carolina.
Confira mais informações e a revista do Vereador Mirim aqui.
Calendário das palestras
11 de abril | 1ª palestra – EMEF Monteiro Lobato |
---|---|
16 de abril | 2ª palestra – EMEF Padre Reus |
18 de abril | 3ª palestra – EMEF Eugênio Nelson Ritzel |
25 de abril | 4ª palestra – EMEF Machado de Assis |
02 de maio | 5ª palestra – EMEF Bento Gonçalves |
09 de maio | 6ª palestra – EMEF Senador Salgado Filho |
16 de maio | 7ª palestra – EMEF Presidente Prudente de Moraes |