Projeto Vereador Mirim inicia palestras com escolas na próxima semana

por Luís Francisco Caselani última modificação 21/03/2023 13h49
20/03/2023 – Após uma longa pausa devido à pandemia, a Câmara de Novo Hamburgo retoma este ano o Projeto Vereador Mirim. A edição de 2023 contará com a participação de quatro escolas municipais, duas estaduais e uma da rede privada. A primeira etapa voltada aos alunos, com palestras em plenário e visitas guiadas pelos cinco andares do Legislativo, inicia no dia 28 e segue ao longo de seis terças-feiras consecutivas. Ao todo, estima-se o envolvimento de mais de 500 estudantes.
Projeto Vereador Mirim inicia palestras com escolas na próxima semana

Foto: Jaime Freitas/CMNH

Nesta segunda-feira, 20, a diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, utilizou a tribuna para explicar rapidamente os objetivos do projeto e as diferentes atividades desenvolvidas até a eleição dos 21 vereadores mirins (14 titulares e sete suplentes) e a preparação de sua sessão plenária. Entre as metas destacadas, o aproveitamento da iniciativa como ferramenta para a educação cidadã. O incentivo à participação popular é uma das funções mais relevantes exercidas pelas casas legislativas, que devem fornecer mecanismos que possibilitem ao cidadão conhecer, compreender, posicionar-se, manifestar-se e interferir nas decisões tomadas em seu nome. A pessoa precisa tomar consciência da importância do seu papel na construção da sociedade”, afirmou Maria Carolina.

A diretora salientou ainda que o projeto conta este ano com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS), reforçando informações sobre a segurança do processo eleitoral e a importância do combate à propagação de notícias falsas, e lembrou que as edições iniciais foram citadas em publicação nacional como referência em boas práticas de participação social. “Além desse reconhecimento, temos ótima repercussão na região. Recebo visitas de várias câmaras que querem implementar o projeto”, relatou a servidora. Esta é a primeira edição do Vereador Mirim desde o início da atual legislatura.

Saiba mais: - Vereador Mirim é ampliado a escolas estaduais e particulares e fecha parceria com o Tribunal Eleitoral

- Educadores participam de reunião sobre o Vereador Mirim 2023

Visitas das escolas:

- 28 de março: EEEF Otávio Rosa

- 4 de abril: EMEB Monteiro Lobato

- 11 de abril: Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig

- 18 de abril: EMEB Martha Wartenberg

- 25 de abril: Escola de Aplicação Feevale

- 2 de maio: EMEB Machado de Assis

- 9 de maio: EMEB Presidente João Goulart


Conheça o Projeto Vereador Mirim: