Educadores participam de reunião sobre o Vereador Mirim 2023

por Daniele Silva última modificação 10/08/2023 17h42
16/03/2023 – Após uma pausa em virtude da pandemia de Covid-19, o Vereador Mirim retorna à Câmara de Novo Hamburgo. Na manhã desta quinta, 16, representantes das escolas que participam do projeto este ano estiveram no Legislativo para receberem orientações sobre as atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2023. A novidade desta quarta edição é a inclusão das redes estadual e privada, além das instituições municipais, e também a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). Entre 2017 e 2019, mais de 3 mil estudantes foram impactados pelo projeto, que visa a incentivar a participação do jovem na política por meio da integração da Câmara com a comunidade escolar.
Educadores participam de reunião sobre o Vereador Mirim 2023

Foto: Daniele Souza/CMNH

A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, apresentou o cronograma de ações destinadas a professores e alunos e falou sobre a importância da retomada do projeto depois de três anos. Também mencionou a relevância de se pensar melhorias e atualizar constantemente os conteúdos repassados aos estudantes. “A ideia é que eles possam compreender o papel do Legislativo, trazer as demandas que identificaram ao longo do ano e propor melhorias para suas escolas e comunidades”, pontuou.

Leia mais: Vereador Mirim é ampliado a escolas estaduais e particulares e fecha parceria com o Tribunal Eleitoral

A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) Suellen Abreu afirmou que as expectativas são as melhores, especialmente agora com a participação do TRE. “É um projeto que já vem acontecendo desde 2017, em uma parceria bem bacana entre a Smed e a Câmara. Então, a gente espera que seja um ano muito bom. Os jovens terão acesso às urnas eletrônicas e a possibilidade de quebrar alguns mitos sobre o sistema de votação.”

Para a vice-diretora da escola estadual Otávio Rosa, Priscila Oliveira, será uma oportunidade de muito aprendizado para toda a comunidade escolar. “É muito importante envolver o Estado em projetos como este, pois os alunos são aqui do município, moram também em Novo Hamburgo.” Em sua avaliação, os jovens atualmente estão afastados da política e a inclusão no Vereador Mirim proporcionará a eles outra visão das ações públicas.

Os educadores presentes receberam as publicações da Coleção em Miúdos, elaborada e publicada através da parceria entre a Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG), o Senado Federal e a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Durante o projeto, serão realizadas atividades de formação com os estudantes e professores com base nos temas abordados nesse material.

Escolas participantes do Vereador Mirim 2023:

- EMEB Machado de Assis

- EMEB Martha Wartenberg

- EMEB Monteiro Lobato

- EMEB Presidente João Goulart

- EEEF Otávio Rosa

- Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig

- Escola de Aplicação Feevale