Educadores participam de reunião sobre o Vereador Mirim 2023
A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Hagen, apresentou o cronograma de ações destinadas a professores e alunos e falou sobre a importância da retomada do projeto depois de três anos. Também mencionou a relevância de se pensar melhorias e atualizar constantemente os conteúdos repassados aos estudantes. “A ideia é que eles possam compreender o papel do Legislativo, trazer as demandas que identificaram ao longo do ano e propor melhorias para suas escolas e comunidades”, pontuou.
A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Smed) Suellen Abreu afirmou que as expectativas são as melhores, especialmente agora com a participação do TRE. “É um projeto que já vem acontecendo desde 2017, em uma parceria bem bacana entre a Smed e a Câmara. Então, a gente espera que seja um ano muito bom. Os jovens terão acesso às urnas eletrônicas e a possibilidade de quebrar alguns mitos sobre o sistema de votação.”
Para a vice-diretora da escola estadual Otávio Rosa, Priscila Oliveira, será uma oportunidade de muito aprendizado para toda a comunidade escolar. “É muito importante envolver o Estado em projetos como este, pois os alunos são aqui do município, moram também em Novo Hamburgo.” Em sua avaliação, os jovens atualmente estão afastados da política e a inclusão no Vereador Mirim proporcionará a eles outra visão das ações públicas.
Os educadores presentes receberam as publicações da Coleção em Miúdos, elaborada e publicada através da parceria entre a Escola do Legislativo de Pouso Alegre (MG), o Senado Federal e a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Durante o projeto, serão realizadas atividades de formação com os estudantes e professores com base nos temas abordados nesse material.
Escolas participantes do Vereador Mirim 2023:
- EMEB Machado de Assis
- EMEB Martha Wartenberg
- EMEB Monteiro Lobato
- EMEB Presidente João Goulart
- EEEF Otávio Rosa
- Instituto Estadual Seno Frederico Ludwig
- Escola de Aplicação Feevale