Projeto Vereador Mirim deve contemplar 700 alunos da rede municipal

por Luís Francisco Caselani última modificação 20/08/2018 13h00
11/05/2018 – A segunda edição do Projeto Vereador Mirim começa na próxima terça-feira, 15, às 14h, com palestra destinada a cem alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Xavier Kunst, no Plenário do Legislativo hamburguense. Ao todo, estudantes do 5º ao 9º ano de sete escolas municipais participam da iniciativa, com cada instituição elegendo dois vereadores e um suplente. Os eleitos participarão da sessão do Vereador Mirim, que deve ser realizada no dia 6 de novembro.
Projeto Vereador Mirim deve contemplar 700 alunos da rede municipal

Foto: Daniele Souza/CMNH

A diretora da Escola do Legislativo, Maria Carolina Seitenfus Hagen, será responsável pelas palestras – primeira etapa do projeto, que se estenderá pelos meses de maio e junho. Segundo ela, o conceito de cidadania será trabalhado amplamente com os alunos, assim como a importância da participação do jovem na política e o papel dos legislativos. As palestras também têm como objetivo demonstrar como o jovem pode participar politicamente mesmo sem votar. A estimativa é de que 700 alunos participem diretamente desta primeira fase. 

Durante as palestras serão entregues edições impressas da Carta de Serviços ao Cidadão da Câmara e a nova Revista do Vereador Mirim, destinadas aos pais e aos alunos, respectivamente. 

A Revista do Vereador Mirim foi desenvolvida para apresentar aos estudantes o papel do Poder Legislativo e dos vereadores. A publicação é baseada em material pedagógico elaborado em conjunto pela Câmara e pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) e que será trabalhado em sala de aula pelos professores. 

Veja o calendário das próximas etapas do Vereador Mirim:

Eleição dos suplentes e vereadores mirins (maio a julho)

Sessão de diplomação dos suplentes e vereadores mirins (agosto)

Trabalho em sala de aula entre professores e alunos utilizando o material pedagógico (maio a outubro)

Elaboração das proposições pelos vereadores mirins (agosto a outubro)

Ensaio para a sessão do Vereador Mirim (30 de outubro)

Sessão do Vereador Mirim (6 de novembro) 


Clique para saber mais sobre o Projeto

Clique para visualizar e baixar o PDF da Revista do Vereador Mirim

Saiba mais sobre a sessão do Vereador Mirim 2017